Redução da rotatória das Roseiras visa aumentar o fluxo

05/06/2012 - 03h27

O secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, acompanhou nessa segunda-feira (4), os serviços de redução da rotatória das Roseiras no cruzamento da Avenida Luiz Alberto com a Avenida Maria Antonia Camargo Oliveira, a Via Expressa. A redução corresponde ao acréscimo de uma nova faixa de rolamento.
O sistema viário na região está sendo adequado para aumentar a fluidez do tráfego que, atualmente, está em torno de 7 mil veículos nos horários de pico. As obras iniciadas em maio não atrapalham o trânsito, que flui sem nenhuma alteração de rota. 
“Nessa primeira etapa retiramos todo o calçamento interno da rotatória, recuamos a calçada e estamos assentando as guias no novo traçado. Em seguida, após o plantio de grama vamos instalar a iluminação pública”, explicou o secretário.
A previsão é que até o final do mês o novo sistema entre em operação. Os investimentos são oriundos de contrapartida com a empresa Modal, que tem empreendimentos imobiliários na região da Mauricio Galli, e também da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). O projeto foi elaborado pela Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial (Fipai), órgão da USP São Carlos, coordenado pelo professor e engenheiro Coca Ferraz. 
O objetivo das alterações é aumentar a fluidez nos horários de pico que, segundo as projeções, deverá atingir 11 mil veículos.
"Com a intervenção realizada na região em abril de 2011, conseguimos diminuir o número de acidentes no local. Agora, vamos aumentar o fluxo", avaliou o prefeito Marcelo Barbieri.
Na prática, a maior mudança será a liberação do tráfego no sentido Avenida Luiz Alberto para a Vila Xavier pela alça oeste da rotatória, antes interditada. No sentido oposto, da Vila Xavier para a Via Expressa, o retorno será a 200 metros da rotatória na Avenida Luiz Alberto com conversão pela Rua José Parisi.
Os  novos semáforos terão mais informações sobre o tempo disponível aos motoristas durante o tráfego e as conversões.