19/06/2012 - 02h57
A ação social realizada pela Prefeitura, no domingo (17), no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi, totalizou 1.335 atendimentos em seis horas de atividade. O evento começou às 8h e terminou às 14h. A ideia da ação social no local surgiu durante a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, liderada pelo prefeito Marcelo Barbieri no final de maio.
Os moradores procuraram o apoio de diversas entidades e secretarias municipais que se instalaram no condomínio, como as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Habitação, Assistência Social, Esportes, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Governo, e entidades como Comad, Amor Exigente, Conseg, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, entre outras.
O evento visou conscientizar os moradores sobre a vivência em comum e as formas de apoio do setor público e de outras entidades. O prefeito Marcelo prestigiou o evento e disse que, a partir dessa ação, os moradores devem se organizar para melhorar as condições de habitação. A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Araraquara, Dra Noemi Correa, também participou da ação.
Entre as melhorias previstas pelo poder municipal, Marcelo citou a lavanderia que deverá ser entregue no condomínio para uso comunitário. Além disso, o prefeito destacou que “o Cras do Cecap vem desenvolvendo um grande trabalho no bairro, além disso, cursos de capacitação e formação estão disponíveis aos moradores interessados em buscar inserção no mercado”.
A síndica do condomínio Andreia Dada elogiou o evento promovido pela Prefeitura e a atitude do prefeito Marcelo Barbieri de cobrar o envolvimento de todas as secretarias municipais para garantir melhorias na qualidade de vida da população do local.
Balanço
Durante o evento, a Assistência e Desenvolvimento Social atendeu cerca de 80 pessoas, muitas delas para atualizar e fazer novas inscrições no Cadastro Único – Bolsa Família.Cerca de 45 moradores procuraram por cursos de capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Assistência Social -Canteiro Escola, Centro de Formação Profissional e Espaço Kaparaó.
Na área de saúde, foram realizados 82 atendimentos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, aplicadas 15 vacinas contra a poliomielite, e realizados 80 testes de pressão e 80 de glicemia.
Mais 140 crianças participaram da recreação e 240 das apresentações de teatro, capoeira, dança de rua e artes plásticas. Nas atividades das Escolinhas de Esportes, houve a presença de mais 60 crianças. Além disso, foram realizados 40 cortes de cabelo.
Além de já ter implantado um Cras na região, o Governo Municipal também já está articulando a realização de outros serviços nas áreas de esporte, cultura, lazer e educação, como o EJA (Educação para Jovens e Adultos), Sistema PET Senac e Mova (Movimento de Alfabetização).