23/06/2012 - 03h19
Trinta e seis entidades sociais de Araraquara receberam 6,1 toneladas de alimentos na quarta-feira (20). A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Zi Barbieri; o secretário municipal de Agricultura, Célio Dória e a diretora do Colégio Progresso, Leliana Serafim, coordenaram a entrega dos alimentos às entidades.
A retirada de alimentos ocorreu no Banco de Alimentos, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Vila Xavier, local de armazenagem do material e composição dos kits.
Segundo a diretora Leliana Serafim, o empenho dos 350 alunos do ensino fundamental I e ensino médio foi fundamental para o êxito da arrecadação ocorrida durante a gincana anual de encerramentos dos jogos esportivos comemorativos aos 88 anos da instituição, completados em maio último.
“Conseguimos arrecadar 5,6 toneladas de alimentos e cada classe foi incumbida a arrecadar um tipo de alimento: macarrão, arroz, farinha de trigo leite em pó, farinha de trigo, entre outros. A farinha de trigo foi o item que obteve a maior doação com 2,2 toneladas. O montante arrecadado foi doado para o Fundo Social”, contou a diretora.
Outras doações de alimentos foram arrecadadas durante o evento Viola de Todos os Cantos, promovido pela EPTV em Araraquara, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, no dia 26 de maio. A doação espontânea atingiu 570 quilos de alimentos diversos. Ervilhas, Sardinha, leite condensado, açúcar e macarrão completaram o kit de alimentos distribuídos às entidades pelo Fundo Social.
Para a presidente do Fundo Social, o ato de solidariedade dos alunos e do público que prestigiou o Viola de Todos os Cantos beneficia as entidades sociais que assistem centenas de famílias carentes. “Além de agasalhos e alimentos para os mais necessitados, estamos desenvolvendo cursos no Espaço Kaparaó voltados para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda”, disse Zi.
Entre as entidades beneficiadas há três asilos, a Vila Vicentina, o Lar São Francisco e Otoniel de Camargo, além de comunidades terapêuticas