Araraquara lança Protocolo contra a violência doméstica

27/06/2012 - 02h24

O prefeito Marcelo Barbieri lança oficialmente nesta quinta-feira (28), em Araraquara, o Protocolo de Atendimento a Mulheres, Crianças, Adolescentes, Idosos e Comunidade LGBT em Situação de Violência. O documento foi elaborado por vários órgãos da cidade sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Edna Sandra Martins.
A cerimônia de lançamento deste documento, que objetiva formar uma rede integrada de serviços e ações, será realizada a partir das 8h30, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri.
No último dia 15, no mesmo Centro de Convenção, durante a reunião preparatória de lançamento, com a participação de vários órgãos representativos da cidade, o prefeito Marcelo instituiu o Grupo de Trabalho contra a Violência Doméstica, coordenado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Edna Sandra Martins. 
Constituído por 17 integrantes de vários órgãos da cidade, o grupo tem a missão de realizar um trabalho de capacitação dos profissionais envolvidos para a percepção da violência e para o trabalho integrado e intersetorial. Visa, também, desenvolver ações voltadas para a prevenção da violência, monitorar e avaliar o trabalho desenvolvido pelas instituições envolvidas e reorganizar os mecanismos.
O Protocolo de Atendimento a Mulheres, Crianças, Adolescentes, Idosos e Comunidade LGBT em Situação de Violência organiza o fluxo de atendimento, integrando as áreas policial, social, educacional, de justiça e de saúde.
O trabalho envolve diversos órgãos da Prefeitura, como as secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Social, além de órgãos estaduais e outras instituições como a Defensoria Pública, OAB, Ministério Público e Cedro Mulher.
Todos os profissionais envolvidos estão sendo capacitados para detectar riscos, identificar a violência não declarada, assistir e acompanhar as pessoas em situação de violência.