Márcia Lia e Paulista Junior divulgam perfil da mulher araraquarense

Pesquisa é resultado de parceira pioneira entre o Legislativo e a Unesp

28/06/2012 - 02h38

O Diagnóstico Situacional das Mulheres Araraquarenses será apresentado em audiência pública na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 28 de junho, a partir das 19h30. A pesquisa, encomendada pela Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela vereadora Márcia Lia (PT), foi realizada pela Paulista Junior, ligada à Unesp. 
A parlamentar informa que a audiência pública terá, entre outras, as presenças da deputada estadual Ana Perugi (PT), presidente da Frente Parlamentar Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres; e, do deputado estadual Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e presidente do Diretório Estadual do PT.
De acordo com Márcia Lia, “nosso objetivo foi traçar um diagnóstico completo e abrangente sobre as mulheres araraquarenses, sua condição sócio-econômica, questões sobre saúde e situações de violência; e, agora temos um retrato fiel do que ocorre com as mulheres de nossa cidade”.
Para a vereadora, de posse do Diagnóstico, “Araraquara poderá caminhar para a construção de políticas públicas a partir das necessidades reais e efetivas das mulheres da cidade; poderemos apresentar propostas destinadas a melhorar a condição de vida das nossas mulheres”.
Márcia salienta que “somos 52% da população brasileira, mas ainda ocupamos poucos espaços na vida política; somos somente 8% da Câmara de Deputados e 13% do Senado”. Segundo ela, “a cada duas horas uma mulher é assassinada, sempre pela pessoa que convive mais próximo dela. E, a cada 15 minutos, uma mulher sofre violência; temos que acabar com isso”.
A vereadora destaca também o pioneirismo da parceria entre a Câmara Municipal e a Unesp, através da Paulista Junior. “Pouquíssimos municípios brasileiros realizaram o mapeamento das mulheres, entre eles Curitiba e agora, Araraquara”. Ela lembra que os dados serão disponibilizados para universidades, entidades e a todos os interessados na questão.
Gerida exclusivamente por estudantes da Unesp de Araraquara, a Paulista Junior atua na região desde 1992, prestando serviços e desenvolvendo projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, sob orientação de professores e profissionais especializados.