11/05/2011 - 03h29
Nesta quarta-feira (11/05), na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, será realizado o Café Filosófico, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, em parceria com a FCL UNESP-Araraquara. A edição traz a professora Vânia Gomes Zuin, docente da UFSCar, com o tema “Educação e Sustentabilidade”, às 19h30, com entrada franca. De acordo com a professora Vânia, esta edição do Café Filosófico propõe uma discussão que terá como base uma pesquisa de quatro anos que buscou mostrar como a dimensão ambiental entra na formação inicial de professores.
Dessa forma, será apresentada parte de um estudo voltado à inserção das questões ambientais nos processos educativos, com ênfase à formação docente de Química.
“Também procurarei mostrar as relações existentes entre o que se apresenta acerca da dimensão ambiental tanto no ensino superior quanto na educação básica”. Vânia lembra que esta pesquisa foi, recentemente, publicada pela Editora Átomo & Alínea, e intitulada "A Inserção da Dimensão Ambiental na Formação de Professores de Química”.
Por meio do estudo buscou-se analisar a relação dessa dimensão com os aspectos científico, tecnológico e social do processo formativo, sendo utilizada a teoria crítica da sociedade para compreender a realidade observada. Após a análise de dados coletados, apontou-se uma tendência crescente à introdução das questões ambientais no currículo do curso investigado, mesmo havendo várias dificuldades de ordens prática e institucional.
“Trata-se de uma investigação do campo da Educação, especificamente da Educação Ambiental”. Entre os assuntos tratados nesta temática, dentro do Café, destaque para: questões ambientais nos processos de ensino e aprendizagem, formação do professor na atualidade, materiais didáticos e paradidáticos (incluindo as TICs), e também as relações interpessoais nas situações de ensino e aprendizagem. “As relações interpessoais também fazem parte deste contexto. Respeito e ética são questões amplas, que transcendem as salas de aula e merecem ser abordadas. Não só os assuntos abordados são importantes, mas também a forma como são contemplados”, explica Vânia.
“Por meio de um trabalho especifico, vou problematizar o conceito de sustentabilidade - inclusive porque esse termo é polissêmico, e pode dar origem a ações tidas como 'sustentáveis', mas que não são de fato – e mostrar como a dimensão ambiental entra na formação inicial dos professores”, explica. Após a apresentação será realizada uma sessão de discussão com os presentes.
Vale destacar que Vânia Gomes Zuin é professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Química. Na USP fez sua licenciatura, bacharelado (Química), mestrado e dois doutorados (Ciências e Educação), tendo efetuado estágio doutoral na Universitá degli Studi di Torino, na Itália. Concluiu o pós-doutorado em Química pela USP e pelo Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung, na Alemanha. Vânia coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais e possui mais de duas dezenas de artigos publicados, além de livros e capítulos de livros, tendo sido agraciada em 2010 com o 52º prêmio Jabuti de bronze, da CBL, na categoria “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”, pela organização do livro “Química Verde: fundamentos e aplicações”, editado pela EdUFSCar.
O Café Filosófico está inscrito no âmbito do projeto de extensão universitário “Filosofia na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira”, com coordenação da professora Paula Ramos de Oliveira. O projeto também conta com o “Suco Filosófico”, este direcionado especialmente para os alunos da Escola Municipal de Dança. Paula conta que os monitores do GEP-FC (Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Criança) conduzem o Suco Filosófico mensalmente. Já o Café Filosófico tem a proposta de ser realizado bimestralmente, com especialistas discorrendo sobre os temas do programa. De acordo com a coordenadora, os dois projetos têm o objetivo de fazer um vínculo entre universidade, escola e cidade.
SERVIÇO:
Café Filosófico - “Educação e Sustentabilidade”, com Profª Vânia Gomes Zuin
Local: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes,1729 – Centro)
Data: quarta-feira (11/05)
Horário: 19h30
Entrada gratuita