Cidade terá terceira edição do “Dia do Brincar”

Organizadores projetam reunir mais de dez mil participantes, no próximo dia 29, e superar números do ano passado

Fotógrafo: João Pires/LBF
11/05/2011 - 03h50

A Prefeitura e o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas já preparam a terceira edição do Dia Municipal do Brincar, em Araraquara, que será realizado no próximo dia 29, no Parque Infantil Dona Leonor Mendes de Barros. 
Em parceria com diversas empresas e entidades sociais da cidade,  os organizadores esperam reunir mais de dez mil pessoas, entre às 8h e às 12h do dia 29 de maio. Ano passado, o evento reuniu cerca de dez mil participantes, ou 7.500 a mais que a primeira edição, realizada em 2009 no primeiro ano do governo do prefeito Marcelo Barbieri. 
No Parque Infantil serão instaladas dezenas estações do brincar, ou estandes alusivos, com brincadeiras tradicionais de infância. Também haverá ações educativas, como se usar corretamente a internet e de conscientização sobre os perigos da dengue, só para citar dois exemplos.
De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, vereador José Carlos Porsani, o Dia Municipal do Brincar permite que crianças, e também adultos, participem de brincadeiras tradicionais, algo que quase não existe mais atualmente. 
“Trata-se de um resgate das formas de brincar do passado”, ressalta Porsani, autor da lei aprovada pela Câmara Municipal, em 2008, que instituiu o Dia do Brincar em Araraquara. O evento, inclusive, já consta no calendário oficial do município. 
Segundo Lucy Alves Correia, coordenadora do Núcleo Brasileiro de Brinquedotecas, Araraquara é a primeira cidade do Brasil a ter o Dia do Brincar instituído por meio de lei municipal.