Cadastro eletrônico para rede municipal de saúde é solicitado por vereador

Pedido foi encaminhado ao executivo e deve criar proteção ao cidadão

12/05/2011 - 03h10

Preocupado com a situação vivida diariamente pela população de Araraquara, o vereador Dr. Lapena (sem partido) encaminhou solicitação ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para que ele reconhecesse as dificuldades encontradas no atendimento dos serviços públicos de saúde, com relação à vacinação aplicada nos pacientes.
Segundo o parlamentar, muitas das pessoas que utilizam os serviços de saúde da cidade não levam consigo sua carteirinha de vacinação, e grande parte sequer sabe o tipo sanguíneo, provocando assim um confronto de informações, onde paciente e enfermeiro não sabem ao certo se já foi aplicada a vacina.
“Muitas pessoas já chegaram a tomar mais de uma vez uma mesma vacina, coisa que não pode acontecer em um ambiente desses, uma vez que o objetivo da vacina é cuidar e prevenir a saúde e o bem estar de todos, e não complicar com doses exageradas de vacina”, afirmou Lapena.
Ele também ressaltou que a melhor solução para o problema seria a implantação de um cadastro eletrônico, que fique disponível na rede das Unidades de Saúde, para que eles tenham acesso a todos os dados dos pacientes que por ali passarem. “O método é ideal para o fim destas confusões, que com o passar do tempo se tornam mais comuns”, disse Lapena.
A grande estrutura da informatização dentro dos órgãos de saúde foi um dos principais fatores para que o vereador sugerisse essa idéia.