Conselheiros tutelares de Araraquara serão eleitos no domingo

A eleição ocorre das 8h às 17h, na Escola Estadual João Manoel do Amaral

14/05/2011 - 02h49

Mais de 30 candidatos concorrem às dez vagas para o Conselho Tutelar de Araraquara. A eleição será realizada neste domingo (15) e a disputa se dá pelo voto direto da população.
São 20 candidatos inscritos para o Conselho Tutelar 1, que compõe a Região Central e o sentido Oeste da cidade, e 12 para o Conselho Tutelar 2, que compõe a região da Grande Vila Xavier, no sentido Leste.
A eleição ocorre das 8h às 17h, na Escola Estadual João Manoel do Amaral, na Fonte Luminosa. Para votar, é preciso dispor do título eleitoral e documento com foto, além de comprovante de endereço, já que o voto é sacramentado conforme a região de atuação do Conselho.
Samuel Brasil Bueno, presidente do Comcriar - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara, afirma ser “fundamental” a participação da população neste processo.
Bueno explica que o conselheiro assume a missão de proteger a criança e o adolescente que não podem se defender sozinhos, “de qualquer forma de violência física, psicológica ou sexual, ou outra situação que comprometa o seu desenvolvimento”.
O presidente também ressalta as ações conjuntas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário voltadas para crianças e adolescentes no município. “Tudo isso envolve diretamente a sociedade civil de Araraquara”, resume Samuel.

Cronograma
Ao todo, o Comcriar recebeu 59 inscrições para o pleito e, após o processo de seleção e análise dos perfis de cada um, foram definidos os 32 candidatos.
Pelas regras, cada eleitor pode votar em até cinco concorrentes para formar o Conselho que considerar ideal para desempenhar a função.
Os novos eleitos tomam posse no próximo dia 31 e o salário é de R$ 1,2 mil por seis horas diárias de trabalho, mais a escala de plantão.