Secretária Alessandra Lima destacou a importância do projeto
Fotógrafo: João Pires/LBF
14/05/2011 - 03h41
Em reunião na manhã de ontem (13) foi debatido no plenário da Câmara Municipal questões referentes à mobilidade urbana em Araraquara. A reunião se insere no processo em andamento que debate a revisão do Plano Diretor, documento que regulamenta as intervenções no território araraquarense. Estiveram presentes a secretária municipal Alessandra Lima (Desenvolvimento Urbano), o presidente da ADA (Agência de Desenvolvimento de Araraquara) Professor Drº José Reis do Santos e o vereador Elias Chediek (PMDB).
Em entrevista a secretaria municipal Alessandra Lima destacou a importância do projeto que cria os miniterminais, possibilitando assim que nem toda a frota de ônibus tenha que passar pela região central do município. A secretária afirmou que a construção do projeto congrega a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), a secretaria de Trânsito e Transporte e a secretaria de Obras.
Sobre o tema dos miniterminais foi entrevistado ainda o presidente da ADA professor Drº José Reis do Santos, que afirmou, “temos estudos que apontam que Araraquara tem hoje um carro para cada duas pessoas maiores de 20 anos, com isto explode um congestionamento maior do que gostaríamos para a cidade”. O professor Reis afirmou ainda que a introdução dos miniterminais trará efeitos positivos para o trânsito, contribuindo para a diminuição da preferência por meios de transportes particulares e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos ao circular pelo município.
Alessandra Lima declarou ainda que o próprio Terminal Central poderia ser desativado, pois com o atual sistema de bilhetagem eletrônico se permite a integração em qualquer ponto da cidade, mas pondera que o projeto ainda necessita de estudos a serem realizados pela CTA para ser realizado.
Audiências do Plano Diretor
Em entrevista ainda a secretária de Desenvolvimento Urbano afirmou que sua pasta prevê realizar audiências públicas na Câmara Municipal, sobre as resoluções até o momento encaminhadas em grupos de trabalho que debatem a revisão do Plano Diretor do município de Araraquara.
A proposta de apresentar os trabalhos do debate sobre a revisão do Plano Diretor é de autoria do vereador Fernando Cesar Câmara, o Galo, (PV). As audiências serão abertas à participação popular e deverão ocorrer no mês de julho, segundo a secretária maiores detalhes serão ainda definidos.