Câmara Municipal homenageia Nino, com título de Cidadão Araraquarense

Evento foi marcado pela emoção e demonstração do prestígio do homenageado. O vereador Tenente Santana foi o autor da proposta de homenagem

18/05/2011 - 02h00

A Câmara Municipal de Araraquara realizou, no auditório do SESC, Sessão Solene em homenagem ao Secretário da Educação do município, Orlando Mengatti Filho – o Nino, que recebeu o titulo de Cidadão Araraquarense. Projeto de autoria do vereador Tenente Santana (PSDB) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Coordenado pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz – o Boi (PMDB) o evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre elas diversas autoridades do município, como os parlamentares araraquarenses, Elias Chediek (PMDB), Fernando Cesar Câmara – o Galo (PV), Lucas Grecco (PMDB) e João Farias (PRB), o deputado Estadual, Roberto Massafera (PSDB), o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), diretores de entidades, órgãos públicos, professores, diretoras da rede pública municipal de ensino, além de ex-prefeitos de cidades da região demonstrando o grande prestígio conquistado pelo homenageado. Compareceram ainda os ex-prefeitos de Matão, Jaime Gimenez e Luis Tadeu Gimenez; de Motuca, Emílio Fortes, primo de Nino; de Boa Esperança do Sul, Antonio Nelson Rosin; o 2º Tenente Edgar Pavão de Godoy representou o Comandante do Comando da Polícia do Interior – CPI 3 – Coronel Renato Cabral Catita.
“Quem planta colhe, e você mostrou nas suas ações o grande carinho que você tem por Araraquara, nem parece que você não nasceu aqui. Um espelho da política do bem. Hoje você se tornará filho da cidade onde nasci isso é um grande orgulho para nos araraquarenses”, palavras do presidente do Legislativo ao abrir os trabalhos em homenagem ao Nino.
Falando em nome dos secretários municipais, Ronaldo Napeloso, vereador licenciado para ocupar a função de Secretário da Agricultura e Abastecimento, parabenizou Santana pela iniciativa. O autor da propositura, vereador Tenente Santana destacou o prestígio e respeito conquistados pelo homenageado. “Ver o auditório lotado me mostra que acertei na escolha da propositura. O Nino é muito querido, e ama nossa cidade. Quando fiquei sabendo que ele não era cidadão araraquarense, quase não acreditei. Poucas pessoas trabalham como ele para o desenvolvimento de nossa cidade. Um filho de coração de Araraquara” salientou.
O deputado estadual, Roberto Massafera, enfatizou sua amizade pelo homenageado e ressaltou a luta dos governantes para garantir a educação nos municípios. “A qualidade da educação em Araraquara, vem aumentando a cada dia, fruto de um trabalho de respeito à população”, disse.
Marcelo Barbieri, amigo de décadas do Nino, fez questão de destacar sua história ao lado do homenageado. “Me surpreendo a cada dia com o carinho que granjeou na educação do município. Uma pessoa muito dedicada, que merece o reconhecimento, através do titulo de cidadão araraquarense”, disse.
Entre as mensagens enviadas para o homenageado, destaca-se a do vice-presidente da República, Michel Temer, que destacou no texto, a dedicação e lealdade de Nino aos projetos que abraça. Após receber a placa que simboliza a homenagem das mãos das autoridades locais, Nino discursou emocionado. O homenageado lembrou como entrou para a vida pública e das lutas pela democracia brasileira. “Minha trajetória sempre foi nas praças, lutando por ideais. Eu talvez não tenha muitos amigos, mas os que tenho são os melhores que alguém pode ter”, finalizou.
Antes de Boi declarar o encerramento da solenidade, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, realizou a entrega de um buquê de flores a esposa do homenageado, Marília, e Renata Cristina Oliveira Braz, esposa do presidente do Legislativo, homenageou a filha de Nino, Letícia. Um coral formado por alunos do Centro de Educação Complementar – CEC Piaquara, interpretou a música “Canção da América”.

Currículo do homenageado
Filho de Orlando Mengatti e Rosa Beretta Mengatti, Orlando Mengatti Filho – o Nino - nasceu na cidade de Itápolis em 1963, e cresceu em Matão, onde estudou e iniciou sua vida política.
Por influência dos irmãos, Jair, Mauro e Leide, que tinham forte envolvimento na luta política da época, engajou-se nas manifestações estudantis. Desde então, não mais deixou seu trabalho como militante.
Participou do movimento pelas Diretas Já, em 1984, como militante do Movimento Revolucionário 8 de outubro – MR8. Com o passar do tempo, Nino ganhou experiência em diversos Fóruns Políticos Nacionais e Internacionais, entre eles, os congressos em Cuba, Alemanha Oriental e Nicarágua.
Em 1990 mudou para Araraquara, e ao longo de 12 anos, trabalhou ao lado do então deputado federal Marcelo Barbieri, como secretário parlamentar. Essa função o possibilitou a interlocução com vários setores da sociedade.
Atuou como secretário de Governo, no começo do mandato de prefeito Marcelo Barbieri, sendo também presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos S/A, responsável pela Gestão