Cerca de 2.000 participantes prestigiaram a abertura do Congresso de Ciências da Saúde da Uniara
19/05/2011 - 03h10
A abertura do III Concisu - Congresso de Ciências da Saúde, promovido pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara foi realizada na sede social do clube 22 de Agosto, a partir das 19h30. Com o tema “Envelhecimento ativo e saudável”, o professor doutor Sebastião Gobbi, da Unesp de Rio Claro, ministrou a palestra de abertura do Congresso para cerca de 2.000 participantes.
O evento contou com a participação de Valter Merlos, vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Araraquara; doutora Celi Vasques Crepaldi, chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Uniara e presidente da comissão organizadora do Concisu; Fernando Mauro, pró-reitor administrativo da Uniara e Marco Antônio Caetano, representando a Secretaria de Saúde de Araraquara.
Após os pronunciamentos de abertura, Gobbi iniciou sua palestra abordando a situação dos idosos no Brasil. Ele explicou que o rápido envelhecimento da população acontece devido ao aumento da expectativa de vida e à diminuição do percentual de filhos por mulher. “Hoje, no Brasil, os idosos são responsáveis por cerca de 60% dos domicílios”, apontou.
De forma bem humorada, Gobbi relatou também que o estilo de vida moderno causa grande impacto na vida dos idosos, e que a discussão dos problemas que os afligem é um tema bastante pertinente. Ele propõe uma maior inclusão e respeito ao idoso pela sociedade. “Idoso não tem que ficar isolado”, declarou.
O III Concisu acontece no período de 16 a 20 de maio, envolve todos os cursos de Ciências Biológicas e de Saúde da instituição e tem como objetivo a promoção da atualização e o aprofundamento dos conhecimentos dos estudantes e profissionais da área. Serão cinco dias de evento, com 105 palestras, minicursos e mesas redondas, sobre temas relacionados às áreas de Saúde. Outras informações podem ser obtidas no site www.uniara.com.br.