19/05/2011 - 03h11
Inaugurada na noite de terça-feira (17), mais um espaço de inclusão digital com acesso gratuito à internet e equipamentos de informática. O telecentro comunitário, localizado na Praça Maria Valéria Galvão de Medina, no bairro Cecap, já está aberto à população.
O telecentro do Cecap é o sétimo já entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri, que, até as próximas semanas, pretende totalizar 15 espaços como esse em diversos bairros de Araraquara. Os telecentros são uma parceria da Prefeitura de Araraquara com o Governo Federal - a Prefeitura cede o espaço, os funcionários e é responsável pela manutenção, e o Ministério das Comunicações fornece os equipamentos.
O local conta com 10 terminais de computador com acesso à internet banda larga, servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia, data show e câmera para monitoramento remoto. Os terminais de computador têm capacidade para receber o serviço de transmissão de sinal televisivo via internet, o que permite transmitir programas educativos.
“Estamos colocando toda essa estrutura à disposição dos moradores dessa região. Hoje, temos mais de nove mil famílias cadastradas no Programa Internet Para Todos, que podem acessar gratuitamente a internet de suas residências, mas para quem não tem computador oferecemos os telecentros. Esses espaços podem ser utilizados para interação social, educação e cultura, além de ser uma importante ferramenta de busca de emprego e aprimoramento profissional”, salientou o prefeito Marcelo Barbieri.
De acordo com o prefeito, o local pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, que vão contar com cursos gratuitos de informática. Essa idéia foi muito bem aceita pela dona de casa Elisabeth Deliza Martins, de 60 anos. “Vou ser a primeira a me cadastrar. Nunca usei um computador, mas quero aprender. Para mim será a conquista da independência, pois não terei mais que pedir para o meu filho quando preciso pesquisar alguma coisa”, contou.
O secretário de Governo, Luiz Zaccarelli, lembrou que foi determinação do prefeito a instalação de telecentros nos bairros periféricos da cidade, onde as operadoras não têm interesse em colocar o sinal de internet. “A inclusão digital que está sendo promovida em Araraquara é impressionante. Poucas cidades do Brasil desenvolvem ações com as que o prefeito Marcelo está implantando aqui”, afirmou.
O vereador Édio Lopes, morador do Cecap, disse que quando o prefeito Marcelo manifestou a vontade de instalar o telecentro no bairro, a associação de moradores mobilizou-se para fornecer o espaço. “Quero parabenizar o prefeito por sua vontade política e pedir que a população venha usar esse espaço, que é gratuito”.
O coordenador dos telecentros, Pedro Antonio Castro, destacou que a comunidade será muito bem recebida na unidade, que conta com equipamentos de qualidade. “O prefeito Marcelo Barbieri disse que iria promover a inclusão digital de Araraquara, e é isso que ele está fazendo”.
O município possui hoje seis telecentros em funcionamento nos seguintes locais: Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Vila Xavier), sede da Assessoria Especial de Políticas Para Pessoa com Deficiência (Centro), sede da ONG Fonte (Vila Xavier), Terminal Rodoviário (Jardim Tamoio), Centro Afro (Centro) e Selmi Dei. Cada Telecentro registra, em média, cerca de 100 usuários por dia.
Mais seis telecentros devem ser inaugurados em breve: Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Vale do Sol, Victorio De Santi, Jardim Dom Pedro I, Jardim das Hortênsias e Bueno de Andrada. A Prefeitura prepara, ainda, a implantação de outros dois telecentros.