Doze cidades da região integrarão Parlamento Regional

O 1º encontro oficial será realizado na Câmara Municipal de Boa Esperança do Sul

19/05/2011 - 03h13

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz – o Boi (PMDB) se reuniu com parlamentares de mais cinco cidades da região para discutir a criação do Parlamento Regional. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Américo Brasiliense, com a presença de vereadores da cidade, além de parlamentares de Boa Esperança do Sul, Motuca, Rincão e Gavião Peixoto.
A proposta foi de levar ao conhecimento dos vereadores a criação do Parlamento Regional. O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, na semana passada se reuniu com o presidente do Legislativo da capital, José Police Neto (PSDB), para conhecer detalhes do Termo de Cooperação Técnica (TCT), assinado por parlamentares de 39 municípios da Grande São Paulo, objetivando o fortalecimento do segmento.
“Com essa união teremos mais força nos pleitos junto aos deputados e governos, poderemos lutar pelas demandas da nossa região, além de trocarmos experiências e projetos implantados que deram certo nas cidades”, explicou Boi.
A idéia foi aceita com entusiasmo pelos vereadores presentes, que alegaram não ter força política para encaminharem demandas da cidade aos deputados. “Infelizmente só temos força em época de eleição dos deputados, após isso, os olhares destes políticos são direcionados a prefeitos de cidades grandes. Acho uma ótima idéia nos unirmos, pois juntos conseguiremos levar mais desenvolvimento para as cidades”, salientou Thuco Loretto, vereadora de Rincão.
Gregório Gulla Junior, presidente da Câmara Municipal de Gavião Peixoto, destacou que a união poderá colaborar também no incentivo a vinda de empresas aos municípios. 
“Poderemos trabalhar em conjunto para a ampliação do emprego e desenvolvimento das cidades. Com a união da influencias políticas, poderemos discutir a possibilidade da vinda de empresas”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Boa Esperança do Sul, Abel Roque, enfatizou o fortalecimento da região, com a união nas solicitações de demandas aos deputados. “Nós, vereadores de cidades pequenas, não somos, muitas vezes atendidos por não ter a mesma força que um vereador de cidade grande. Mas se o pedido for feito em conjunto, todos nós brigando pelo mesmo ideal, teremos mais chance de ser atendidos”, alertou.
Renato Luis Rateiro, vereador de Motuca, comemorou a criação do Parlamento Regional.
“Minha cidade será grande com está iniciativa”. No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal de Américo Brasiliense, Aparecido Cristiano dos Santos – o Cidão da Fonteri realizou seu discurso. “Juntos, somos forte. Separados, nos enfraquecemos”, alertou.
Doze cidades da região participam do projeto. Araraquara, Américo Brasiliense, Nova Europa, Santa Lucia, Rincão, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Guatapará, Tabatinga, Motuca, Matão e Trabijú. O 1º Encontro oficial do Parlamento Regional, onde serão discutidos com vereadores de todas as cidades o projeto, ficou definido para acontecer no dia 25, às 9 horas, na Câmara Municipal de Boa Esperança do Sul. Os vereadores destas cidades, de forma geral, serão convidados a participarem do evento, bem como os deputados da região, Roberto Massafera (PSDB), Edinho Silva (PT) e Dimas Ramalho (PPS).