IPEM autua dez postos de combustíveis em Araraquara

Operação do IPEM realizada ontem autuou 10 postos de combustíveis em Araraquara - IPEM Divulgação

Fotógrafo: João Pires/LBF
19/05/2011 - 03h19

Pelo menos dez dos 26 postos fiscalizados foram autuados nesta quarta-feira (18) pelo Ipem-SP, em Araraquara, durante a Operação “SPC” (Supervisão de Postos de Combustíveis). A irregularidade foi constatada em 38,4% dos postos visitados. Dentre as irregularidades estão à falta de lacre da bomba, que permite a manipulação do sistema e possível fraude e o abastecimento de menos combustível no tanque do veículo.
O consumidor vê na bomba, mas leva menos combustível. Nos postos inspecionados,  o maior erro foi a falta de 230 mil de combustível a cada 20 litros abastecidos.
Segundo informação do superintedente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, esse tipo de operação foi realizada com sucesso na capital. Araraquara foi escolhida para disseminar a mesma estratégia no interior.  
Junto com as autuações dos postos, o instituto também apura a responsabilidade de oficinas que cuidam da manutenção de bombas que apresentam irregularidades. Caso alguma oficina esteja trabalhando irregularmente, ela poderá ter cassada a autorização para a manutenção dos equipamentos.
A operação contou com o auxílio da Delegacia Seccional da Polícia Civil de Araraquara. O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Elton Hugo Negrini também esteve presente na inspeção.
Gerentes de dois postos precisaram prestar depoimentos na delegacia.
Negrini disse que a ação do Ipem é fundamental para detectar irregularidades e fraudes que atingem diretamente o consumidor. 
Os postos autuados tem dez dias para contestar as irregularidades. A partir do prazo, o instituto define multa que pode ir de R$ 100 a R$ 50 mil.
Em 2010, o Ipem-SP verificou 88.637 bombas de combustível, das quais 5.516 foram reprovadas, gerando 473 autos de infração para postos de combustível. Na região de Araraquara foram verificadas 3.016 bombas, sendo que 87 foram reprovadas por irregularidades, gerando 22 autos de infração.

Veja abaixo a relação de postos de combustíveis que foram autuados pelo Ipem-SP em Araraquara:

Auto Posto Pirâmides Ltda. - Falta de lacre na bomba medidora de combustível 
Auto Posto Sales Ltda. - Falta de 140ml de combustível a cada 20 litros abastecidos 
Artam Com. de Comb. Ltda. - Falta de 120ml de combustível a cada 20 litros abastecidos Faveral Auto Posto Ltda.  - Falta de 120ml de combustível a cada 20 litros abastecidos Auto Posto Balão 36 Ltda. -  Medidor de volume sem lacre 
Campos & Fernandes Ltda.  - Falta de lacre na bomba medidora de combustível 
Auto Posto Harmonia de Araraq. Ltda. - Falta de lacre na bomba medidora de combustível Claudeson Luis Lorenzolo  - Falta de 230ml de combustível a cada 20 litros abastecidos Auto Posto Mediterrâneo Araraq. Ltda. - Falta de 120ml de combustível a cada 20 litros abastecidos 
Posto Vila Rica Araraquara Ltda. - Falta de 120ml de combustível a cada 20 litros abastecidos 
Posto Vila Rica Araraquara Ltda. - Vazamento no bico de descarga de 70ml de combustível