Gabinete de Gestão busca ampliar proteção aos jovens

Prefeito Marcelo empossa membros e elabora diagnóstico para ações conjuntas em Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/05/2011 - 04h48

Na manhã dessa quinta-feira (19), o prefeito Marcelo Barbieri deu posse aos membros do Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente (GGI), em solenidade realizada no sexto andar do Paço Municipal.
Os 25 integrantes do Gabinete, criado oficialmente em 13 de maio de 2011, começam a pesquisar projetos, dados, vídeos e estatísticas relativos ao tema, que serão apresentados na reunião do próximo dia 14 de junho, na Prefeitura.
Durante o termo de assinatura da posse, o prefeito explicou os objetivos do Gabinete, cuja iniciativa é do juiz da Vara da Infância e Juventude e Idoso, Sílvio Moura Sales. A meta é ampliar a proteção aos jovens com problemas relativos a drogas, abandono dos pais e conflitos dentro e fora de casa.
Segundo Marcelo, o GGI é um desafio que precisa ser enfrentado a partir da união entre Executivo, Legislativo, Judiciário e a sociedade civil, ou seja, desenvolver uma ação conjunta de combate ao tráfico. 
“Só nessa manhã (da quinta, 19), eu assinei cinco internações para dependentes químicos e de álcool, encaminhados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social”, exemplificou o prefeito.  
Marcelo acrescentou que a comunicação entre os órgãos envolvidos é fundamental para que as ações conjuntas consigam êxito. “É preciso compartilhar os dados e  trabalhar em equipe para combater o tráfico de drogas, principalmente próximos as escolas e faculdades”, ressaltou.
Para o juiz Sílvio Moura Sales, a criação do Gabinete de Gestão envolve várias frentes de trabalho e é apenas um embrião de um “trabalho profícuo”, que vai concretizar as ações de defesa da criança e do adolescente no município. 

Desafios
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, disse que os vereadores atendem mães desesperadas, que pedem providências para os problemas dos filhos envolvidos com drogas.  
“Agora temos um caminho para orientação. Vamos apoiar e colaborar como observadores e queremos parabenizar o prefeito pela coragem de encarar esse problema de frente”, disse o presidente do Legislativo.
Para o secretário de Segurança Pública, Eli Schiavi, também sua Pasta se empenhará ao máximo na proteção de crianças e  adolescentes. “Apresentaremos trabalhos e propostas na primeira reunião e temos muita esperança que o Gabinete obtenha sucesso”, afirmou Eli.
Várias sugestões foram apresentadas informalmente durante a posse do GGI. Entre elas, o aumento de postos de coletas de sugestões e denúncias anônimas sobre a questão, além do uso de ferramentas eletrônicas como a internet.