Fotógrafo: João Pires/LBF
21/05/2011 - 02h11
O primeiro compromisso da agenda da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, na quinta-feira (19/5), foi uma visita à Delegacia de Ação Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculado à pasta, em Araraquara.
No local, foi recebida pelo superintendente do órgão, Fabiano Marques de Paula, funcionários locais e delegados regionais de outros municípios e convidados como o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla; corregedor da Polícia Civil de Araraquara, o delegado Vinicius Ferraz Moreira e o comandante do 13º BPMI da cidade, tenente coronel Antonio Marcolino Vieira.
Ao iniciar o passeio pelas instalações da regional, uma casa que considerou “linda e muito agradável”, a secretária foi informada sobre a grande repercussão dos resultados de uma operação para fiscalizar bombas de combustíveis da cidade, realizada no dia anterior.
A ação, na qual foram autuados 10 postos de 26 fiscalizados pelo Ipem, foi capa dos principais jornais impressos da cidade (O Imparcial; Tribuna Impressa e Folha da Cidade), além de gerar entrevistas para emissoras de TV: EPTV de São Carlos (retransmissora da TV Globo); Record News e TV Ara, com entrevista de Fabiano nos estúdios. “Esse trabalho é importante não só para São Paulo, porque, com certeza, serve como modelo para outros estados da federação”, comenta Eloisa.
Durante o coffee break preparado para recebê-la, a secretária abriu o discurso dizendo estar feliz por ter recebido o convite e por conhecer pessoas que estão trabalhando. Orgulhosa, conta que todas as vezes que tem reunião com o governador no Palácio dos Bandeirantes ouve de Geraldo Alckmin elogios ao trabalho do Ipem. “Quando ele me pergunta, sempre digo que os funcionários são sempre altivos e tem respeito pelo trabalho e pelo instituto”.
Apresentada ao “decano” do instituto, o delegado regional do Ipem em Araraquara, Tsutomu Namiki, logo afirmou; “Pertenço ao Ministério Público, no qual brindamos e enaltecemos nossos veteranos, exemplos de fidelidade. Parabéns! Continue com essa força”.
Antes de experimentar as delícias salgadas e doces servidas, a secretária da Justiça foi homenageada pelos servidores com um presente e flores.
Para Fabiano, o laço criado entre o Ipem e a secretária não pode ser desfeito. “Temos uma aproximação e uma parceria muito especiais. Em menos de quatro meses tivemos a honra de receber a secretária por quatro vezes em nossa entidade. Isso não pode acabar”, afirma.
Na última etapa da visita de Eloisa à cidade, ao lado do prefeito Marcelo Barbieri, reinaugurou a sede da Fundação Itesp e foi acompanhada por uma comitiva do Ipem, incluindo o superintendente. Como parte da solenidade, Fabiano; o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), José Luiz Fontes; e a secretária da Justiça assinaram um protocolo de intenções para certificação da goiaba. O processo desenvolvido pelo Ipem avalia e certifica a qualidade da fruta desde sua produção, o que pode ser um diferencial para a comercialização do produto, inclusive fora do País.
No discurso, a secretária agradeceu a presença de Fabiano e, mais uma vez, elogiou o trabalho do órgão que atende 43 municípios da região de Araraquara.