Araraquara recebe percussionistas do Projeto Guri

Primeiro encontro regional do programa sociocultural paulista reuniu 120 alunos, no Teatro Municipal

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/05/2011 - 03h24

Por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a Prefeitura recebeu, nessa segunda-feira (23), em Araraquara, cerca de 120 menores de cidades da Região Central do Estado, durante o 1º Encontro de Percussão da AAPG (Associação Amigos do Projeto Guri).
Realizado no período da tarde, no Teatro Municipal, o evento reuniu percussionistas de São Carlos, Guatapará, Rincão, Santa Lúcia e Boa Esperança do Sul, além de Araraquara.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Social do Projeto Guri, Rafael Afonso Silva, o encontro visa promover a integração entre os vários pólos existentes no Estado de São Paulo. 
Cerca de 60 alunos integram o Projeto Guri de Araraquara, subordinado à Regional de São Carlos, que administra 27 pólos, segundo Rafael Silva. 
O encontro de pólos regionais também visa a troca de experiências artísticas e pedagógicas integradas, através da apresentação de grupos de percussão de alunos do projeto. 
Com mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, com idade entre 7 e 17 anos de idade, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural do Brasil.
Desde 1995, o Governo do Estado oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. O Projeto também oferece bolsa de estudos para cursos superiores de música, inclusive em outros países.