Cia Pé na Tábua inicia Semana do Sapateado com espetáculo no Teatro Municipal

Convites para a primeira apresentação do Festival devem ser retirados a partir das 13h, no local do evento

25/05/2011 - 03h58

Sapateado americano com fusões rítmicas brasileiras, música ao vivo e materiais cênicos curiosamente sonoros. Estas são algumas das atrações que compõem a apresentação Tudo é Som, da Cia Pé na Tábua, que fará a abertura da Semana do Sapateado, realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. 
O espetáculo que abre o festival acontece nesta quarta-feira (25), às 20h30 no Teatro Municipal. Os ingressos são limitados e podem ser retirados no dia e local do evento, gratuitamente, a partir das 13h. 
Sob a direção de Renata Defina a apresentação Tudo é Som, de aproximadamente 40 minutos, já participou dos Programas Circuito Cultural Paulista e Virada Cultural Paulista 2011, produzidos pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e co-produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, circulando no interior de São Paulo, nas cidades de Monte Aprazível, Americana, Catanduva, Garça, Presidente Prudente e Assis. O espetáculo circula ainda pelo Projeto Amigos da Casa (Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto) e pelo Festidança, em São José dos Campos.
Em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, a Cia. Pé na Tábua apresentou trechos de sapateado na Temporada de Natal do Karlsruher Weihnachts Circus - Romanza Produções. 
Foram 2 espetáculos por dia na cidade de Karlsruhe (sudoeste da Alemanha) e os sapateadores viajaram com contrato de trabalho e visto de trabalho/artista reconhecido pela cidade.
A Cia. de Sapateado Pé na Tábua foi criada no início de 2008 e idealizada por Renata Defina, após regressar de uma temporada como sapateadora da “BAM! Ensemble”, de Chicago (EUA); teve por objetivo unir professores e coreógrafos de diferentes escolas de dança de Ribeirão Preto, dispostos a deixar o universo competitivo, muito presente nos festivais de dança da cidade, para dar espaço ao universo criativo. Desde a sua formação, o elenco dedicou-se à pesquisa rítmica aliada ao movimento corporal e ao aperfeiçoamento da técnica do sapateado.
O grupo é composto pelos sapateadores Francine Lamas, Gisele Silva, Laura Costacurta, Raquel Martins, Renata Defina e Ticiana Junqueira, e pelos músicos Denis Wan-Dick Corbi (violão, cavaquinho e voz) e Rafael José Anjos Silva (Percussão e voz).