26/05/2011 - 03h02
Os secretários municipais Valter Merlos (Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito), Jair Martineli (Esportes e Lazer) e Valter Rozatto (Obras Públicas) prestigiaram o aniversário de 31 anos da criação da Sala Reminiscências Esportivas idealizada em 1980 por Paschoal Gonçalves da Rocha, Wilson Silveira Luiz e Vicente Michetti. Os vereadores Elias Chediek, Édio Lopes e Aluisio Braz também participaram da festa.
O evento realizado na terça-feira (24) no Clube Araraquarense reuniu esportistas de várias modalidades principalmente ex-atletas da Ferroviária das últimas seis décadas.
Na abertura do evento, o vice-prefeito Merlos, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, agradeceu o apoio do Paschoal Gonçalves da Rocha ao Museu do Futebol e Esportes de Araraquara com a cessão do seu arquivo pessoal de 40 mil fotos para digitalização. “Com o trabalho persistente do Paschoal registrando as atividades esportivas da cidade temos hoje um acervo à disposição de todos no museu da Arena da Fonte”.
Para o secretário da Pasta de Esporte, Jair Martineli, o Pachoal da Rocha é um ícone do esporte. “Várias gerações de atletas tiveram suas carreiras registradas no imenso acervo mantido com o apoio da família Gonçalves da Rocha e do incansável jornalista Wilson Luiz”.
O secretário Valter Rozatto, o Laxixa, que atuou na Ferroviária em 1977, orientado na época pelo técnico Aymoré Moreira recebeu o troféu de honra ao mérito ao lado dos ex-atletas Pio, Nei, Matheus, Gilmar, Toninho, Tonhão Faccio, Fogueira, Sérgio Bergantin, Baiano, Marcel e de Vonei, um dos artilheiros do campeonato paulista de 1990.
O organizador da festa, Paschoal da Rocha, agradeceu ao apoio da diretoria do Clube Araraquarense e de vários colaboradores e informou que em breve o acervo da Sala Reminiscências Esportivas, que fica na Rua 13 de Maio – Vila Xavier, será reaberto aos esportistas.