Marcelo vistoria obras da sede do Amor Exigente

Obra, aprovada pelo OP, deve ser concluída ainda este ano. Grupo trabalha na prevenção e apoio às famílias de dependentes de álcool e outras drogas

Fotógrafo: João Pires/LBF
26/05/2011 - 03h09

A Prefeitura de Araraquara está investindo R$ 427.866,68 na construção de uma sede para o grupo Amor Exigente – programa de apoio à família na prevenção e solução de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os recursos destinados à obra são uma conquista da população por meio do Orçamento e Participação Para Todos (OP). O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras, Valter Rozatto, vistoriaram a construção do novo prédio, que fica na Rua João Martins Nogueira, 120, no Jardim Morada do Sol, na região do Jardim Brasília. As obras estão na fase de fundação e devem ser concluídas ainda este ano. 
A sede, com 501,0 m2 de área construída, contará com seis salas de orientação, sala de reunião, copa, cozinha e sanitários. Atualmente, o grupo realiza os trabalhos em um salão do Centro Comunitário Nossa Senhora do Carmo. 
O prefeito Marcelo Barbieri reafirmou seu compromisso com as obras eleitas pela população no OP e destacou que a nova sede significa um grande avanço no trabalho com pessoas envolvidas com o uso de álcool e outras drogas, tendo como foco principal a família. “O Amor Exigente desenvolve um trabalho de alto interesse social, que já salvou e continua salvando muitas vidas. Com esse investimento vamos fortalecer as políticas de prevenção e a rede de cuidado com os dependentes de substâncias”, declarou o prefeito. 
Para a coordenadora do Amor Exigente de Araraquara, Maria Lúcia de Oliveira Gil, a nova sede vem atender uma das principais dificuldades enfrentadas pelo grupo em mais de 15 anos de atuação na cidade - a de ter um local permanente onde possam ser feitos os atendimentos às pessoas que procuram por ajuda. Depois de passar por vários locais, hoje o Amor Exigente atende em um salão da creche do Carmo, na Rua João Gurgel, 1871. 
O movimento Amor Exigente reúne 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. Em Araraquara, o grupo já realizou mais 70 mil atendimentos. É um programa de proteção social, que apóia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à prevenção e qualidade de vida. 

Serviço 
As reuniões do Grupo Amor Exigente são realizadas toda segunda-feira, às 20h, no salão da creche do Carmo, na Rua João Gurgel, 1871.A nova sede, ainda em construção, fica na Rua João Martins Nogueira, 120, no Jardim Morada do Sol, na região do Jardim Brasília.Telefone: (16) 3397 4641 / 3335 3169.