Cardápio balanceado das nutricionistas da Prefeitura garante alimentação sadia e nutritiva para 38 mil alunos da rede
Fotógrafo: Sergio Pierri
22/06/2013 - 03h24
Nessa sexta-feira (21), a qualidade da merenda escolar foi, mais uma vez, atestada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
No Centro de Educação e Recreação (C.E.R.) “Carmelita Garcez I”, no bairro São José, a refeição constou de arroz, feijão, carne moída e salada de alface, e sobremesa de mamão.
No C.E.R. “José Pizzani”, do bairro Yolanda Ópice, o prato servido teve arroz, strogonoff de frango e salada de verduras, mais maçã de sobremesa.
Já no CEC “Aléscio Gonçalves” ou Centro de Educação Complementar do Jardim Pinheiros, foram servidos arroz, saladas e carne, além de banana como sobremesa.
Todas essas refeições contêm proteínas, carboidratos e sais minerais, fontes preconizadas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
"Trabalhamos muito para melhorar a qualidade da merenda em Araraquara, pois sabemos da importância de uma alimentação nutritiva para o desenvolvimento educacional e físico das nossas crianças”, enfatiza o prefeito Marcelo Barbieri.
O cardápio balanceado é elaborado pelas nutricionistas da Prefeitura, garantindo aos alunos uma alimentação sadia, nutritiva e de qualidade, que colabora para a formação física, social e cognitiva das crianças.
A Prefeitura realiza um rigoroso controle de qualidade dos alimentos e o cardápio é adaptado às necessidades de cada unidade e faixa etária.
Outros fatores
De segunda a sexta-feira, as escolas da cidade servem cerca de 120 mil refeições diárias para mais de 38 mil alunos da rede escolar. São cerca de 38 toneladas de alimentos consumidos a cada semana com investimento de quase R$ 1 milhão por mês, em recursos municipais, estaduais e federais.
Para o gerente de Abastecimento da Secretaria da Educação, Jansem Camargo Mercaldi, o processo de compra e transporte dos produtos e o trabalho das merendeiras são fundamentais para a qualidade da merenda.
Todos esses fatores combinados fazem com que as escolas públicas de Araraquara sirvam uma das melhores merendas do Brasil. Por isso, a Prefeitura conquistou um prêmio nacional em 2012, conferido pela Organização Ação Fome Zero.
O secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), afirma que a qualidade da merenda se tornou preponderante no município a partir de 2009, com os investimentos do governo do prefeito Marcelo Barbieri no setor, tanto em equipamentos físicos quanto em recursos humanos.
Segundo Nino, o prêmio recebido em Brasília é o resultado de todo estes investimentos - obras de melhorias físicas na rede e contratação de novos servidores concursados.
O secretário também ressalta o trabalho das merendeiras e a logística de compra, armazenamento e entrega dos produtos, que envolve a Secretaria da Educação e a de Agricultura.
Para a gerente nutricional e de Alimentação Escolar, Márcia Cristina de Alcântara Guimarães, outro aspecto importante neste processo é o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, que consomem legumes e hortaliças, entre os demais produtos elencados.