Cabarecht: Cida Moreira retorna a mais uma edição da Semana Luiz Antônio

Cida Moreira, Antônio Carlos Brunet e Roberto Camargo estrelam o espetáculo inspirado em Bertolt Brecht, na quarta-feira (dia 26), com entrada gratuita

25/06/2013 - 01h49

Um dos grandes sucessos do teatro gaúcho, “Cabarecht”, de Humberto Vieira, com direção musical de Cida Moreira, estreou em 2009 na galeria La Photo e cumpriu três temporadas no Foyer Nobre do Theatro São Pedro e ainda celebrou o encerramento do 17º Porto Alegre Em Cena e a entrega do 5º Prêmio Braskem com uma apresentação de encantar o público. Em 2012 foi o espetáculo convidado para a abertura da XII edição do Festival do Teatro Brasileiro, em Brasília e Goiânia.

Agora, o espetáculo chega a 25ª edição da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa, na próxima quarta-feira (dia 26), às 20h30, no Teatro Municipal de Araraquara. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

A programação da Semana Luiz Antônio segue até o dia 29 de junho, com entrada gratuita, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, em parceria com o Sesc-Araraquara e a Oficina Cultural Lélia Abramo.

A montagem de “Cabarecht”, baseada na obra de Bertolt Brecht, revisita os cabarés alemães nas primeiras décadas do século XX, pontos de encontros de artistas e intelectuais politizados que apresentavam seus trabalhos. O público era formado por artistas, mas também por uma platéia burguesa e curiosa, muitas vezes satirizada por eles nas encenações. O espetáculo resgata o decadente glamour da época e coloca em cena a hipocrisia das classes dominantes.

A direção musical de Cida Moreira vai de encontro ao que Brecht costumava fazer em seus espetáculos: pontuar com música suas óperas e peças, propondo ora entretenimento, ora estranhamento. Kurt Weill e Hans Eisler, e letristas como o próprio Brecht, Ira Gershwin, Maxwell Anderson e Roger Fernay, estão presentes em versões de Antonio Carlos Brunet, Sílvia Vergueiro, Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia. No elenco figuram grandes artistas do teatro brasileiro: Cida Moreira, Roberto Camargo e Antônio Carlos Brunet.

Bertolt Brecht foi, sem dúvida, um dos mais importantes dramaturgos do século XX. Um homem de teatro, que revolucionou a dramaturgia moderna, artista lúcido e sensível às contradições de seu tempo, e, sobretudo, um intelectual politicamente engajado. Personalidade crítica, inquieta, aberta ao diálogo, capaz de – como poucos -, reformular suas próprias idéias até o fim da vida e, talvez o mais importante: uma figura para quem o humor é absolutamente necessário seja quais forem as circunstâncias. “Um teatro em que não se pode rir” – dizia – “é um teatro do qual se deve rir. As pessoas sem senso de humor são ridículas”.

“Cabarecht” é um espetáculo elegante, onde belas canções são entremeadas com fragmentos de textos e poemas de Brecht, uma mescla instigante de humor e sofisticação. A recomendação etária é para maiores de 16 anos.

“Para mim é muito especial pensar que Araraquara até hoje homenageia o Luiz”, conta Cida Moreira, que já participou de algumas edições da Semana Luiz Antônio. “Não conheço nenhum caso parecido e acho uma coisa especialmente importante para a cidade e para a lembrança do Luiz e seu trabalho importante no teatro brasileiro”, ressalta. “Já participei muitas vezes (da Semana), e sempre é único, pois a Semana já mudou de público algumas vezes e novas gerações estão agora participando deste evento. Me sinto honrada em levar um espetáculo brechtiano para vocês. Estaremos falando a linguagem do Luiz, revisitando seu teatro - formador de gerações de artistas - inclusive nós, que estaremos aí cantando Brecht”.

Vale destacar que, na noite de “Cabarecht”, o Teatro Municipal recebe a expoambientação itinerante “A Prata da Casa”, com fotos que ilustram os 25 anos da Semana. As fotos e materiais que compõem os painéis foram pesquisados e escolhidos para traçar uma trajetória histórica da semana desde 1989, quando nasce como um grito de protesto da classe artística contra o fechamento dos espaços culturais da cidade. A exposição também percorrerá: as praças do Jardim Santa Clara (dia 27) e do Jardim das Hortênsias (dia 28).


* “Cabarecht” – ficha técnica

- Atores Cantores: Cida Moreira, Roberto Camargo e Antônio Carlos Brunet

- Direção, roteiro, cenografia e iluminação: Humberto Vieira

 

SERVIÇO:
 

25ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta:

“Cabarecht”, com Cida Moreira

Local: Teatro Municipal de Araraquara

Data: quarta-feira (26/06)

Horário: 20h30


Indicação: maiores de 16 anos

Grátis - retirada individual de ingresso 1h antes do espetáculo