As obras devem começar até o fim do ano, no bairro do São José
28/05/2011 - 02h53
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz, o “Boi” (PMDB), recebeu a visita de Luzia Antonia Lança, voluntária na luta para a construção da Creche do Idoso em Araraquara. Luzia solicitou o apoio do Legislativo para o inicio das obras da instituição.
A idéia é receber em um local apropriado idosos com baixa renda, que precisam de um local para passar o dia, enquanto seus familiares trabalham. “Muitas vezes os parentes destes idosos precisam ficar o dia todo fora de casa e não tem onde deixá-los. Ou a família vive com a aposentadoria do idoso para não abandoná-lo, ou deixa em casa para trabalhar. Uma situação muito complicada para ambas as partes”, explicou Luzia
A voluntária destacou que a creche foi aprovada no ano passado pelo Orçamento Participativo, e será instalada no bairro do São José. A procura pelos vereadores aconteceu devido a aceleração do inicio das obras, já que segundo ela, a necessidade da instituição vem aumentando a cada dia.Imediatamente após a conversa, o presidente da Câmara entrou em contato com o Chefe de Gabinete do prefeito Marcelo Barbieri, Toninho Martins, solicitando informações quanto ao início dos trabalhos. Martins, por sua vez, garantiu que as obras devem começar ainda este ano.
“O projeto é muito importante para Araraquara, já que poderá acolher idosos e oferecer a eles atividades, manuais, esportivas, alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, entre outras, garantindo maior qualidade de vida, com a segurança de uma creche”, destacou o presidente.Os vereadores Elias Chediek (PMDB) e Carlos Nascimento (PT), já vinham acompanhando o processo há quatro anos. Os parlamentares foram até Rio Claro, onde conheceram de perto a Creche do Idoso daquela cidade. As viagens aconteceram com a finalidade de buscar idéias e sugestões para sua implantação em Araraquara.
Como resultado dos esforços conjuntos, os vereadores aprovaram em recente Sessão ordinária a autorização para que a Prefeitura pudesse firmar convênio com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, objetivando o desenvolvimento do projeto denominado Quero Vida.
Esse projeto foi criado para apoiar os municípios na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele.