Artistas representam as linguagens Artes Visuais, Literatura, Dança e Teatro
27/06/2013 - 03h11
O Mapa Cultural Paulista selecionou os artistas de Araraquara que irão para a Fase Regional do projeto. A cidade contará com representantes das linguagens de Artes Visuais, Literatura, Dança e Teatro.
Um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior – o Mapa Cultural Paulista - objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Na categoria Artes Visuais, em Artes Plásticas, foram selecionados so seguintes artistas:
Pietra Verbena (com os trabalhos “Passa Tempo”, “Passa Vida” e “Tempo Passa”), Mazzon Gil (“Lexoterço ou Benzo Diazepínico” e “Holy Bula com São São”), e Valle Fausto (“Tapume I” e “Tapume II”).
Em Literatura foram aprovados, para a Fase Regional todos os trabalhos inscritos, sendo dois poemas e três contos. Os poemas são: "Outdoor", de Lígia Egídia Moscardini, e "Talvez Um Dia", de Marcos Paulo de Oliveira Borba; já os contos são os seguintes: "Florida", de Daniel de Assis Furtado; "O Arco de Sonhos e a Íris Colorida", de José Maria Viana de Souza; e "O Milagre", de Rosmari Aparecida Capella.
Na expressão artística Teatro houve apenas um grupo inscrito e ele irá para a fase regional: é o grupo Allegria Cia de Teatro, com o espetáculo "A família como ela é!", dirigido por Elaine Oliveira.
A Dança também contou com apenas um grupo participante, que foi selecionado para a Fase Regional: o Núcleo de Formados e Formandos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com a coreografia "Atrás do Pensamento", do professor Carlos Fonseca.
As expressões artísticas selecionadas na Fase Municipal, em Araraquara, participam da Fase Regional, que deve ser realizada entre agosto e novembro, em cidades a serem definidas.
Na Fase Estadual, todos os selecionados na Fase Regional participam de um evento na Cidade de São Paulo. Isso objetiva ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa. A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CD´s e os DVD’s que serão entregues em forma de premiação. Depois, cabe à comissão de seleção definir os selecionados de cada uma das expressões, aos quais serão atribuídos prêmios de circulação no ano de 2014.
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, e teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Araraquara na realização da Fase Municipal.