Fotógrafo: Sergio Pierri
28/06/2013 - 02h13
O prefeito Marcelo Barbieri assinou, nessa quinta-feira (27), o contrato que renova o convênio de cooperação entre a Prefeitura e o Banco do Brasil para garantir a continuação do Programa AABB Comunidade em Araraquara nos próximos quatro anos.
O termo, firmado na escola integral AABB, prevê a injeção de mais de R$ 1 milhão em recursos do Banco do Brasil SA e a contrapartida no mesmo valor da Prefeitura, verba a ser investida ao longo de quatro anos na unidade, que atende 120 estudantes de 7 a 14 anos em horário contrário ao do ensino regular, no bairro Jardim Zavanella.
Para o prefeito, o convênio proporciona uma contribuição fundamental para o desenvolvimento das atividades da escola, além de garantir uma boa estrutura e o fornecimento gratuito dos uniformes aos alunos.
“Nós fizemos uma mudança muito importante logo em 2009, quando levamos o programa AABB da Secretaria de Assistência Social para a de Educação. A mudança foi necessária para que os estudantes pudessem ter aqui um acompanhamento pedagógico, que aliado às oficinas de esportes, artes e músicas, oferece ao aluno um atendimento completo”, assegurou Marcelo.
“A Educação Integral é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade. Além de garantir à mãe o direito de poder trabalhar com tranquilidade, contribui também, e de forma decisiva, para que as crianças e jovens tenham acesso a todos os benefícios que a escola oferece, como merenda de qualidade, prática de esportes como natação e capoeira, e vivências que auxiliarão no comportamento desse jovem no futuro”, afirmou o prefeito.
O vereador que representou a Câmara Municipal no evento, Roberval Fraiz, cumprimentou o prefeito pelo projeto e falou sobre a importância do programa para as famílias participantes. O vereador comentou também sobre a alimentação fornecida aos estudantes.
“Antes de vir ao salão principal passei na cozinha para conferir a merenda. No cardápio tem arroz, feijão, frango, chuchu refogado e salada. É um prato que eu não tinha na minha época de estudante, por isso, parabenizo o prefeito pela preocupação e respeito que tem pelos alunos e comprovo o compromisso que tem com a população de Araraquara ao não medir esforços na busca de melhorias para a Educação”, disse Roberval.
O secretário municipal da Educação, Nino Mengatti, revelou aos presentes que os investimentos na Pasta têm sido maiores que os estipulados pela Constituição Federal, que prevê o direcionamento mínimo de 25% da receita municipal.
“Desde 2009, o prefeito aplica cerca de 32% dos recursos municipais para a Educação, e isso tem sido fundamental para que o atendimento chegue ao maior número de pessoas possível. Esta visão de futuro possibilitou a construção de cinco novas creches, uma delas no Indaiá, e a ampliação de outras 40 escolas municipais”, contou o secretário.
Parceria
O convênio entre Prefeitura e Banco do Brasil completa 12 anos em Araraquara, sendo quatro na Educação. Para o gerente de negócios do Banco do Brasil, Tiago Moreira, a parceria é fundamental para manter a escola.
“É uma honra poder contribuir para o desenvolvimento de atividades tão grandiosas junto aos alunos. Vemos o comprometimento dos educadores e a resposta dos estudantes e percebemos que é um trabalho que vale muito a pena ser continuado, por isso, agradecemos muito à Prefeitura, pela parceria que torna este sonho possível”, destacou o gerente.
O presidente do clube Associação Atlética Banco do Brasil, Joacyr Braghini, parabenizou a equipe da escola e agradeceu “a todos que colaboram para o sucesso do programa”.
Para a gerente de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Vaccari, “o resultado do programa é fruto do envolvimento de pessoas que entendem a Educação como prioridade”.
Recepcionados pela professora-coordenadora do Programa Integração AABB, Maria Socorro Moreira, compareceram ao evento o presidente da Câmara Municipal João Farias e o vereador Gérson da Farmácia, e do Banco do Brasil o superintendente regional Paulo Fuza, o gerente da agência Centro Fernando Silveira, e o presidente Estadual dos conselhos das AABBs, Francisco Paulino de Carvalho, que representou o presidente da Federação Nacional Haroldo do Rosário Vieira.