Prefeitura cria comissão pelos 100 anos do Tiro de Guerra

Previstas para o 2º semestre, comemorações incluem encontro de ex-atiradores do TG de 1981

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/05/2011 - 03h05

A Prefeitura e o Tiro de Guerra (TG 002) iniciam os preparativos para a solenidade que irá celebrar, neste ano, o centenário de fundação desta instituição do Exército Brasileiro em Araraquara. 
Por sugestão do prefeito Marcelo Barbieri, está nomeada a comissão organizadora da solenidade, cuja primeira reunião para definir os detalhes da celebração será realizada na quarta-feira (1º de junho), às 10h, no Paço Municipal. 
Dentro dessas comemorações, também será realizado o encontro da turma de 1981 dos mais de 500 atiradores que serviram o Exército Brasileiro há exatos 30 anos na cidade. 
A comissão organizadora é composta pelos secretários municipais Luiz Zaccarelli (Governo), José Antonio Spera (Comunicação), Euzânia Andrade (Cultura) e Orlando Mengatti Filho (Educação). Também fazem parte da comissão, o subtenente Israel Gargioni,chefe de Instrução do TG 002, o 1º sargento Marcelo Luis Konrath, o 2º tenente Sérgio Henrique Drumont da Silva, além do jornalista e historiador Hamilton Guimarães Mendes e do gestor de Unidade do TG, Eduardo Barbosa. 
Segundo Barbosa, as comemorações pelo primeiro centenário serão realizadas na sede do próprio TG de Araraquara, na Rua Ceará, próximo à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Xavier. Em 1911, alguns líderes araraquarenses se mobilizaram para criar a Linha de Tiro Cívica de Araraquara, oficialmente formalizada em 10 de setembro daquele mesmo ano. Atualmente, o TG forma, por ano,  cerca de cem atiradores no município.

Encontro pós-30
Sobre o encontro da turma de 1981, o comando do TG já localizou 267 ex-atiradores, dos 566 que prestaram serviço militar há 30 anos em Araraquara. De acordo com Eduardo Barbosa, os ex-atiradores foram localizados após a campanha feita, via imprensa, pelo comando da Instituição para atualização de cadastro. 
Em entrevista, o subtenente Israel Gargioni pediu que os ex-atiradores entrassem em contato TG pelos telefones (16) 3339-3262 e o (16) 3339-2131 para que também confirmassem a participação no encontro e nas comemorações do centenário da Instituição.
O encontro é realizado tradicionalmente todo ano na cidade, três décadas após a prestação do serviço militar. Segundo Gargioni, as reuniões anuais possibilitam momentos de descontração para ex-atiradores, “principalmente entre os que ficam por muitos anos sem qualquer contato”. Ainda segundo Du Barbosa, a expectativa é que mais ex-atiradores participem dessas solenidades, previstas para o segundo semestre deste ano. Barbosa acrescenta que ex-atiradores de todas as turmas também podem se cadastrar e confirmar presença.