Fotógrafo: Sergio Pierri
16/07/2013 - 03h00
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou, no sábado (13), a solenidade de inauguração do Centro Cultural da Sabsa (Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina), que ministrará cursos profissionalizantes e culturais, além de ações recreativas, para crianças e adolescentes do bairro.
Em uma área de mil metros quadrados, ao lado da própria sede (na Rua Voluntários da Pátria), a Sabsa construiu o novo equipamento, que pode abrigar até 75 alunos, para cursos extra-escolares de informática e inglês, oficinas de teatro e balé, entre outras atividades culturais e de recreação. Até então, a entidade atendia crianças de seis a 14 anos.
Segundo o prefeito Marcelo, a Sabsa tem um significado especial em Araraquara não somente para o bairro Santa Angelina. “É um exemplo e um modelo para o Brasil”, acrescentou o prefeito, que é presidente de honra da entidade, atualmente presidida por José Carlos Porsani, também secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Marcelo ainda destacou as ações sociais da Sabsa realizadas pelos demais integrantes da diretoria e por associados e colaboradores da tradicional instituição, fundada há 38 anos na cidade, e o papel fundamental que José Carlos Porsani exerce frente à entidade.
Porsani ressaltou os parceiros da Sabsa – empresas, Prefeitura, políticos e outras instituições – como os grandes responsáveis pelas realizações da entidade. “A partir de agora, crianças e adolescentes de 14 a 16 anos tambem poderão desfrutar dos cursos e outras atividades”, enfatizou o presidente.
O vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal, destacou a trajetória da Sabsa e a importância que a entidade tem para os moradores do bairro.
O deputado estadual Roberto Massafera, que também prestigiou a inauguração, ressaltou as qualidades do presidente da Sabsa e os beneficíos que a entidade traz para o Santa Angelina.
Durante a inauguração, a diretora da DRAS Araraquara (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Andréa Pastôre, entregou ao prefeito Marcelo e ao secretário Porsani o termo de adesão ao programa São Paulo Amigo do Idoso.
Também participaram da solenidade a maioria dos ex-dirigentes da Sabsa, associados e outros colaboradores, além dos vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda; Adilson Vital; Edna Martins e Donizete Simioni; o vice-prefeito Coca Ferraz; secretários municipais e moradores do Santa Angelina.
Ampliação social
Focada na educação e em qualificação profissional, a Sabsa atenderá, no Centro Cultural, crianças já matriculadas na entidade e que completarem 14 anos. Além das atividades, eles terão café da manhã, almoço e o lanche da tarde.
O objetivo do novo espaço é ampliar o atendimento, visando promover os assistidos junto à sociedade com qualificação profissional e cultural e envolver suas respectivas famílias em projetos de cidadania e de inclusão social.
A Sabsa é mantida com recursos dos governos estadual e federal e de verbas obtidas por meio da realização de festas e eventos, além da colaboração dos associados.
Fundada na década de 1970, a entidade também realiza o projeto Integração Entidade-Família, envolvendo as mães dos assistidos em cursos semi-profissionalizantes gratuitos e palestras educativas.