Começaram as aulas do Time do Emprego 2011

Programa visa recolocação no mercado de trabalho; 30% dos participantes de 2010 estão empregados

18/03/2011 - 04h22

Começaram as aulas do “Time do Emprego”, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith”. O programa do Governo Estadual é realizado em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT-PAT), que busca a recolocação no mercado de trabalho através da orientação profissional.
Para este ano, 130 pessoas já estão matriculadas e participarão de doze encontros, com três horas de duração cada, nas tardes de terça e manhãs de quinta-feira. O público-alvo são pessoas com mais de 16 anos, desempregadas.
O material didático é oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado e o curso é ministrado pelos facilitadores, capacitados pela Secretaria Estadual de Relações de Emprego, Flávia de Jesus Andrade, Jorge Henrique Carvalho Pereira e Helena Silva de Oliveira.
Segundo Helena, que é também coordenadora do NEJA, os dez temas serão desenvolvidos neste período, sobre como elaborar um currículo, participar com êxito em entrevistas de emprego, postura, etc. “Forma-se um grupo de trabalhadores, que chamamos de time, e todos se ajudam na busca pelo emprego, por meio de troca de experiências e auxílio mútuo”, destacou.
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, “o objetivo do prefeito Marcelo Barbieri ao instituir o Programa no NEJA é ajudar os participantes a obter um emprego compatível com suas preferências através da orientação profissional, levando em consideração as habilidades, conhecimentos e necessidades do candidato”.
“Podemos conquistar muitas coisas, como uma casa para morar, saúde, e educação para nossos filhos, mas a dignidade nós conquistamos com um emprego e os alunos terão esta oportunidade”, completou o secretário Nino.
Todos os alunos integrantes do Programa serão cadastrados no Emprega São Paulo e terão prioridade na apresentação para os contratantes.
A Prefeitura coordena o Time do Emprego desde 2009. Segundo dados da coordenadoria do NEJA, dos 90 alunos participantes do curso no ano passado, 30% estão inseridos no mercado de trabalho.

Serviço:
Interessados em participar do Programa “Time do Emprego” devem fazer a inscrição no CEAT-PAT, na Rua Voluntários da Pátria, 2310, Centro, entre  as Avenidas  Prudente de Morais  e  Bandeirantes.
O Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Telefone: 16 3301-1599
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos \"Irmã Edith\" - NEJA
Avenida São Paulo nº 271, Centro, CEP 14801-060
Telefones (16) 3333-2967 / 3334-2306
neja@araraquara.sp.gov.br