Conferência da Assistência Social discute políticas públicas

IX Conferência Municipal de Assistência Social ocorre nos dias 31 de julho e 1° de agosto, no auditório da Uniara

30/07/2013 - 03h00

A Prefeitura de Araquara, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará nos dias 31 de julho e 1º de agosto a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, a Conferência é um espaço para debates e participação, em busca de melhorias e novas políticas públicas na área da assistência social.

O prefeito Marcelo Barbieri destaca a importância da participação popular nesta Conferência. “A Conferência é um espaço democrático para que a sociedade civil, trabalhadores da área e poder público possam discutir e propor novas ideias para a área da assistência social”.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, explica que na Conferência, além de ser possível discutir novas ideias para a área, também será possível avaliar as propostas já realizadas em anos anteriores e deliberar novos encaminhamentos. “A participação de toda a sociedade civil, poder público, entidades, usuários e trabalhadores da assistência é de fundamental importância para conferirmos as propostas já realizadas na cidade nas últimas conferências e também deliberarmos novas ideias”.

A abertura, que será realizada na quarta-feira (31), a partir das 19h, contará com a palestra magna “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, com o consultor Fernando Antônio Brandão, ex-diretor do Fundo Nacional de Assistência Social.

O evento prosseguirá no dia 1°, a partir das 8h da manhã, quando será feita a leitura e aprovação do regimento interno; a apresentação e avaliação local do SUAS. Haverá também a eleição dos delegados titulares e suplentes, que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social.

Durante a Conferência serão debatidos os seguintes eixos principais: cofinanciamento obrigatório da assistência social; a gestão do SUAS; vigilância socioassistencial; os processos de planejamento, monitoramento e avaliação; a gestão do trabalho; a gestão dos serviços, programas e projetos; a gestão dos benefícios no SUAS e a regionalização.

Os dois dias de evento serão realizados no auditório da Uniara, na Avenida Dom Pedro II, 660, no Centro.