Fotógrafo: Sergio Pierri
01/08/2013 - 03h00
Moda
A primeira turma da Escola de Moda começou as aulas no último dia 15, mas há vagas para outras turmas. A interessada ou interessado pode obter mais informações na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Rua Expedicionários do Brasil, 1844, fone (16) 3331-5406, na região central de Araraquara. Os cursos são gratuitos. O equipamento foi doado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido por Lu Alckmin e será inaugurado oficialmente em agosto.
Segundo a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, o curso de corte e costura e modelagem tem a duração de seis meses e é grátis.
“É um curso prático e os alunos já estão produzindo calças, camisas, blusas, saias, vestidos, entre outras peças”, destaca Zi.
As aulas ocorrem três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 11h e para outra turma na terça, quinta e sexta-feira, no mesmo horário, na sede do órgão.
A motorista profissional Marli Aparecida Costa, de 56 anos de idade, trocou o volante da carreta pela máquina de costura. “Estou adorando o curso. Pretendo me aperfeiçoar mais e produzir roupas para meus netos Pedro e Helena, ambos com 2 anos de idade”, afirma otimista.
A dona de casa Anailde Maria Gomes, 38, freqüenta as aulas com a amiga Marinalva. “Ambas também cursam o Técnico de Estilismo no Senac, curso realizado em parceria com a Prefeitura. “Estou gostando das aulas da Escola de Moda e o professor Geraldo explica tudo didáticamente. Futuramente pretendo abrir um negócio no ramo de confecções”, relata Anailde.
Para o professor formado em Designer de Moda, Geraldo Rodrigues dos Santos, 61, a turma está motivada e interessada nas aulas. “Ao final do semestre teremos profissionais aptos para o mercado de trabalho”, projeta Geraldo, que realizou o curso de capacitação em São Paulo.
Estrutura
A Escola de Moda funciona na própria sede do Fundo Social e o equipamento é composto por quatro máquinas de costura reta e quatro overloques para arremates. Uma enorme mesa para corte e modelagem e armários diversos para guardar os tecidos.
Araraquara está contemplada com todos os programas do Fundo Social do Estado de São Paulo que incluem Praça de Exercícios Físicos para Idosos, Padaria Artesanal, Horta Comunitária, Escola de Estética e Escola de Moda.