Câmara Municipal realiza solenidade de lançamento na noite desta sexta-feira
02/08/2013 - 02h35
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo se tornará realidade em Araraquara a partir das 19 horas desta sexta-feira, 2 de agosto, quando a Câmara Municipal promoverá seu lançamento no Palacete das Rosas. Aprovada por unanimidade em 4 de junho, esta será a quarta EL do Estado de São Paulo. Roberto Lamari, diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo proferirá palestra.
A EL é tem como objetivos a educação política dos cidadãos e a qualificação técnica dos vereadores e servidores, a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas, programas de formação, aperfeiçoamento e especialização técnica; realização de cursos, palestras, debates e seminários; promoção de intercâmbio de informações e experiências com instituições públicas e privadas; e, promoção do resgate da memória da comunidade, entre outros.
O vereador João Farias (PRB), presidente da Mesa Diretora, afirma estar “realizando um sonho”. Para ele “este será um dia histórico e marcante para a Câmara e para Araraquara; vai revolucionar a Câmara Municipal; estamos dando um passo concreto para nos qualificar e para melhorar ainda mais a representação popular em nossa cidade”.
Segundo João Farias, “o Poder Legislativo tem papel fundamental para garantir a democracia e o equilíbrio entre os poderes; por isso, a Mesa Diretora está comprometida com mudanças para a construção de caminhos visando o fortalecimento da Câmara Municipal, de seus servidores e dos vereadores”.
Além do lançamento, serão empossados diretores e funcionários. A Escola do Legislativo será presidida pela vereadora Edna Martins (PV); a diretora Executiva é Ana Paula Marie Kuwana Escamilha; a diretora Acadêmica será Alessandra Santos Nascimento; e, a diretoria de Memorial será ocupada por Silvia Maria Gustavo Santos.
Para Edna, a Escola do Legislativo “proporciona educação para a cidadania e mostra para as pessoas como podem nos cobrar e nos fiscalizar”. A presidente afirma que o órgão nasce com o respaldo de todos os vereadores e parcerias importantes com universidades e instituições representativas de toda a sociedade.