Fotógrafo: Sergio Pierri
02/08/2013 - 02h45
Na manhã dessa quinta-feira (1º), o prefeito Marcelo Barbieri participou do Encontro de Prefeitos, realizado pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, em Araraquara.
Direcionado a prefeituras e comerciantes da região, o encontro debateu as atribuições e formas de ação do órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.
Durante o evento, Marcelo ressaltou a importância do Ipem-SP na defesa da população e também para as prefeituras no processo de orientação pelas compras de produtos e equipamentos.
“O Ipem tem um papel fundamental na vida das pessoas, pela qualidade no desenvolvimento do seu trabalho”, enfatizou o prefeito.
Também o vereador Jerferson Yashuda destacou as ações do Instituto para o comerciante e principalmente para o consumidor. “É um trabalho que vai além das inspeções”, resumiu o parlamentar.
O superintendente do Ipem-SP, Alexandre Modonezi, destacou que a meta principal do órgão não é autuar, mas evitar que o cidadão seja lesado. “O Ipem não atesta a qualidade de um produto, apenas confere as pesagens ou as medidas exatas expostos nas embalagens”, acrescentou.
Associações
O Encontro de Prefeitos também foi direcionado a representantes de associações comerciais da região de Araraquara, visando orientações que minimizam irregularidades metrológicas e evitam autuações.
Participaram do encontro o vereador Elias Chediek; o coordenador de Serviços Públicos Fernando Guzzi; o delegado regional do Ipem-SP, Tsutomo Namiki; o superintendente adjunto do Ipem, Orlando Gerola Junior e o gerente do Núcleo Regional da CDHU, Benedito dos Santos.
Pela região, participaram os prefeitos Virgilio do Amaral (Borborema), Antonio Cláudio Falchi (Cândido Rodrigues), Laércio Scaramal (Taquaral), Wilson Fortes Junior (Ribeirão Bonito) e Nelson Trabuco (Pindorama), além de representantes das prefeituras de Matão, Gavião Peixoto, Nova Europa, Ibitinga, Itápolis e Monte Azul Paulista.