01/06/2011 - 03h51
A CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) assinou com a Caixa Econômica Federal(CEF), nesta terça-feira (31), o financiamento de dez ônibus novos que irão renovar parte da frota da empresa. A previsão é que, até setembro de 2011, os ônibus já estejam em circulação.
O valor da aquisição é de R$ 2,6 milhões, sendo 20% à vista o restante a ser pago em 60 meses. Os veículos terão motor Mercedes-Benz e carroceria Caio/Induscar e representam o inicio do processo de renovação da frota.
O investimento, além de renovar a frota, também irão contribuir para aumentar o número de ônibus em circulação, para atender os bairros onde a demanda de passageiros teve um aumento significativo nos últimos anos.
Outro reflexo do investimento é a redução dos custos mensais de manutenção da frota. A CTA gasta, somente em peças e manutenção, cerca de R$ 300 mil mensais.
Acessibilidade
Todos os dez novos ônibus da CTA serão equipados com elevadores para a acessibilidade de pessoas deficientes. De acordo com a diretoria da CTA, a aquisição de ônibus com elevadores é uma exigência da lei.
A renovação da frota vai permitir mais conforto e acessibilidade aos nossos passageiros e reduzir os custos de manutenção da empresa. Atualmente, a acessibilidade de pessoas com deficiência é garantida por três veículos da CTA (dois microônibus e uma van) e um da Viação Paraty (um microônibus) especialmente adaptados. Com os novos ônibus com elevadores, irão aumentar as opções de destino para esses passageiros.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, o investimento da CTA na renovação da frota de ônibus reforça a política do governo em melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população de Araraquara.