Cidade aprofunda debate ambiental durante Conferência

Nos últimos anos, a Prefeitura implementou uma série de ações em Araraquara em defesa do meio ambiente

16/08/2013 - 02h39

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura realizou nessa quinta-feira (15), em Araraquara, a Conferência Municipal do Meio Ambiente, sob o tema “Vamos Cuidar do Brasil”.

A meta é contribuir para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reconhecer a importância econômica e social dos resíduos sólidos e estabelecer estratégias para uma sociedade sustentável com responsabilidade planetária.

Representando o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário de Articulação e Participação Popular e do Meio Ambiente, Fernando César Câmara (Galo), destacou o aprofundamento dos debates “como fortalecimento das políticas do governo municipal com os resíduos sólidos”.

Galo enfatizou que nos quase cinco anos de governo do prefeito Marcelo já foram plantadas mais de 120 mil mudas de árvores nativas nos mananciais do município.

A vereadora Edna Martins também ressaltou a importância de se discutir as questões ambientais e a implementação das políticas públicas para o setor. “É preciso aumentar a conscientização geral, envolvendo população e governantes, sobre o tema”, disse a parlamentar.

Com a participação dos vereadores Elias Chediek, Roberval Fraiz, Donizete Simioni e Adilson Vital, e de lideranças da Acácia Araraquara (Cooperativa de Catadores de Matérias Recicláveis), e de agentes ambientais, entre outros integrantes do governo, a Conferência foi realizada no Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (Ceama).


Destaque


Araraquara é considerada a sexta cidade mais arborizada do Estado de São Paulo, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme o Censo 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na cidade, 97,2% dos domicílios contam com árvores em volta dos quarteirões, ou em calçadas e canteiros.

Por meio do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), o município desenvolve medidas que visam melhorar o meio ambiente. Como exemplos, recolhe, em média, 148 mil toneladas diárias de resíduos domiciliares, que são encaminhados para Guatapará, e realiza a Coleta Seletiva, que contabiliza mais de 450 toneladas de materiais recicláveis por mês.

A cidade também possui postos de entrega de volumosos nos bairros Santa Lúcia, São Gabriel, Parque São Paulo, Jardim Capri, Santa Angelina, Jardim Igaçaba, Victório De Santi e Selmi Dei.

Nos últimos quatro anos, Araraquara conquistou quatro prêmios estaduais Município Verde Azul.