Aluna do Bela Vista é eleita delegada na Conferência Estadual do Meio Ambiente

06/11/2013 - 05h31

Delegada

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu na Prefeitura de Araraquara, na última semana, a estudante Victória Thais Correa da Silva (9º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF do Campo Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista).

A aluna foi eleita delegada local, regional e estadual nas respectivas etapas da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, com o tema `Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis´. As últimas etapas foram realizadas em Águas de Lindóia.

“A escola do Bela Vista é uma referência para o País e um orgulho para todos nós. A aluna Victória é mais um exemplo de que não há limites para quem almeja um futuro melhor. Parabéns para a aluna, para a escola que estimulou e auxiliou sua participação em um evento tão importante como este, e aos pais, que estão sempre presentes na vida da filha”, congratulou o prefeito.

Acompanharam a estudante Victória na visita ao prefeito a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira; a mãe de Victória, Maria Vilma e o padrasto Claudemir; e a diretora da EMEF do Campo Adriana Morales Caravieri.

 

Etapas

A primeira fase da Conferência foi feita na própria escola, em agosto. Os estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nesta etapa, cada escola constrói uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o tema. A escola elabora um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento.

Na Conferência Estadual, realizada em outubro, o encontro foi entre os delegados eleitos. Os projetos de ação das escolas são apresentados e debatidos e, dentro das propostas, quatro projetos considerados mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados, são escolhidos para a etapa nacional.

“A escola elaborou um excelente projeto, mas por compromissos assumidos anteriormente pela Victória não foi possível avançar para a etapa nacional. Mesmo assim estamos muito felizes por ter conseguido chegar como um dos melhores no Estado, lembrando que a Conferência teve como critério principal na escolha para delegados o protagonismo juvenil, bem representado pela nossa estudante”, destacou a secretária da Educação.

 

EMEF de Tempo Integral

A EMEF do Campo “Herminio Pagotto” é uma das três escolas municipais que passarão a compor o Programa de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara a partir de 2014. A confirmação foi feita pelo prefeito Marcelo Barbieri durante a plenária do Orçamento e Participação Para Todos (OP) do assentamento, no dia 21 de outubro.

“Esta é uma demanda que nós já tínhamos levantado em 2012 e que agora será uma realidade para melhorar ainda mais o atendimento educacional às crianças e jovens do Assentamento Bela Vista”, destacou Marcelo.

Além desta, as EMEFs “Maria de Lourdes da Silva Prado”, do Assentamento Monte Alegre, e a “Eugenio Trovatti”, de Bueno de Andrada, que compõe as EMEFs do Campo, também pertencerão ao Programa de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara.