Prefeitura contrata serviço de abrigamento para cães e retoma castração gratuita de animais

04/09/2013 - 03h02

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, concluiu nesta terça-feira (3) os processos de licitação para contratação do serviço de abrigamento para cães e para o serviço de castração de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda. Os contratos serão assinados e os serviços têm início nesta semana.

O contrato de castração gratuita dos animais prevê que em 3 meses 919 animais sejam castrados e chipados. Serão atendidos 645 cães e 274 gatos. Uma parte desses animais está no Centro de Triagem Animal. O restante das castrações gratuitas é voltado para os animais pertencentes a famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Já o contrato de abrigamento prevê, além do canil, serviços de recuperação, atendimento e acompanhamento médico veterinário, vacinação, castração, chipagem e doação de animais domésticos de espécie canina.

O serviço de tratamento animal tem como objetivo a recuperação do estado de saúde do animal, garantindo qualidade de vida compatível com os direitos reconhecidos por legislação.

Atendimento ambulatorial médico veterinário, socorro médico veterinário de urgência e emergência, socialização dos animais, vacinação, esterilização e chipagem são alguns dos procedimentos previstos para o atendimento.

A ideia é que os cães resgatados, após triagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sejam encaminhados para o abrigamento animal. Todos os animais (inclusive os aptos para doação), independentemente de sexo, a partir dos três meses serão esterilizados e chipados. Os cães abrigados no canil serão encaminhados para as Feirinhas de Adoção.