Exposição “Olhares” retrata cotidiano de escolas do Selmi Dey e Jardim Pinheiros

Alunos e professores da Educação Integral utilizaram a fotografia para estimular ‘novos olhares’ sobre objetos e situações do dia-a-dia

Fotógrafo: Sergio Pierri
14/09/2013 - 03h23

Exposição

Professores e alunos de duas escolas de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara, a “Rubens Cruz” do Selmi Dey e o Centro Educacional “Aléscio Gonçalves dos Santos” do Jardim Pinheiros, expõem até o dia 20, no saguão superior da Biblioteca Municipal Mário De Andrade, a Mostra “Olhares”.

De acordo com a gerente de Educação Integral, Ana Paula Rosa Vaccari, a exposição tem por objetivo apresentar fotografias do dia-a-dia da escola e, assim, “revelar diferentes aspectos que permeiam os espaços do cotidiano como instrumento de observação, pesquisa e interação social”.

“Os professores participaram de uma formação com os artistas plásticos Fernanda Ribeiro e Mazzon Gil, organizada com ênfase na observação, apresentação de técnicas e exercícios de fotografia, que estimulam a criatividade diante dos objetos e situações comuns”, explica.

“Posteriormente, as unidades desenvolveram atividades enfocando a temática, e estes dois projetos se destacaram: “Novos olhares sobre o CE”, da unidade do Jardim Pinheiros, e “Um novo olhar para o meio ambiente”, do Selmi Dey”, disse Ana Paula.


Desenvolvimento


Os projetos foram desenvolvidos pelas professoras Rafaella Berto Pucca e Andreia Silva Nunes com alunos de 10 a 14 anos que fizeram aproximadamente 350 fotos do espaço da unidade escolar e do entorno, além da discussão, análise das fotos e escolha de cem fotos para a organização de uma exposição na escola, com a monitoria dos alunos.

A Educação Integral da EMEF Rubens Cruz nesta exposição apresenta fotos do Projeto premiado pela Fundação Nestlé em 2011, “Espelho d’água, Espelho da Vida: Pelas Águas de Araraquara Navegar é Preciso”, retratando o Córrego do Tanquinho, que se localiza nas imediações do bairro onde a unidade está inserida.

Para a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, a exposição “Olhares” demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores e a importância da Educação Integral para o Município.

“Essa mostra retrata bem o papel fundamental que a Educação Integral desenvolve no protagonismo infanto-juvenil, colocando o aluno para pesquisar, discutir, organizar e agir no processo do aprendizado. Estes são os resultados do olhar visionário e diferenciado que o prefeito Marcelo Barbieri teve ao implantar este programa tão importante para a cidade”, comenta a secretária.

A exposição é gratuita e está aberta à visitação até o dia 20 de setembro, das 8h às 22h, no saguão superior da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.