Santa Casa de Araraquara busca a sustentabilidade

02/06/2011 - 02h39

A partir do mês de junho, a Santa Casa de Araraquara disponibilizará 20 leitos do seu complexo hospitalar para a Unimed. A medida faz parte de um acordo de prestação de serviços entre o hospital e a cooperativa, que busca ampliar o número de leitos hospitalares disponível aos seus usuários. 
Toda a estrutura de colaboradores internos para a assistência continuará sob a responsabilidade da Santa Casa, que passará a vender seus serviços a Unimed. Um acordo entre as partes permitiu a reforma da enfermaria do 3º andar, que conta com 20 leitos, adequando a estrutura física já existente às necessidades dos usuários da cooperativa, porém os critérios para utilização da ala serão de responsabilidade da Unimed.
O provedor da Santa Casa de Araraquara, Valter Curi Rodrigues considera a prestação de serviços à Unimed um dos caminhos na sustentabilidade da Santa Casa de Araraquara. 
“ Devido ao fato de atendermos 90% de pacientes SUS, o repasse do Ministério da Saúde, as vezes, é insuficiente para arcar com todas as despesas do hospital. Com isso, temos que buscar alternativas que viabilizem nossa sustentabilidade financeira e a prestação de serviços, é uma delas”. 

Plano de saúde Santa Casa
Outro projeto acordado entre as duas instituições de saúde é o repasse da carteira de associados do plano de saúde da Santa Casa para a Unimed. Com isso, a partir de 01 de junho, a responsabilidade pela prestação de serviços médicos/hospitalares e toda a cobertura assistencial e administrativa do plano Santa Casa Saúde passará a ser da operadora Unimed.
Não haverá nenhum tipo de alteração nas condições vigentes dos contratos originais, bem como em rotinas necessárias para a utilização dos serviços disponibilizados aos usuários do plano de saúde.
Os 4 mil usuários do Plano de Saúde da Santa Casa já foram informados das mudanças e estão se adequando a nova prestadora de serviços.