Fotógrafo: Sergio Pierri
25/09/2013 - 23h11
O prefeito Marcelo Barbieri e o vice-prefeito Coca Ferraz prestigiaram a cerimônia de premiação dos vencedores da 11ª edição do Consetrans (Concurso sobre Segurança no Trânsito) nessa terça-feira (24), no Sesc de Araraquara.
“Neste ano, estou mais feliz com o recorde de participantes. O Consetrans tem envolvido cada vez mais jovens e idosos na conscientização de um trânsito mais seguro para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A premiação faz parte da Semana Nacional de Trânsito. A Comissão Julgadora escolheu os 48 trabalhos vencedores entre 1.848 apresentados, recorde absoluto desde o começo do concurso, em 2002. Também foram premiados 35 professores e três participantes da terceira idade. O concurso deste ano envolveu 77 escolas, entre estaduais, municipais e particulares, além de outras entidades para idosos.
O Consetrans é uma realização da Secretaria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Araraquara para incentivar a produção de material educativo e artístico entre os alunos das instituições e escolas particulares e públicas de Araraquara, além de estimular e revelar talentos. Neste ano, o tema foi “Educação para o Trânsito”, que visa à mudança de hábitos e mais respeito com pedestres, ciclistas, e outros motoristas.
A premiação do Consetrans contou com a presença do vereador Elias Chediek; do vereador Raimundo Bezerra; do gerente do Sesc Araraquara, Paulo Casale; da coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Flora Amélia Pestana; da consultora da Comunidade Europeia de Segurança no Trânsito, professora da Universidade de Lisboa Ana Bela Simões; da gerente de Educação no Trânsito, Dolores Ana Soares; da supervisora operacional da Hora Park eletrônica, Thabata Lino; do comandante da 3ª Cia da PM, capitão Paulo Henrique Jurizato, entre outras autoridades.
Melhorias no trânsito
Marcelo também ressaltou o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, sob coordenação de Coca Ferraz, para melhorar a segurança do trânsito nas principais vias da cidade, como a Via Expressa e a Alameda Paulista. “Essas intervenções estão reduzindo o número de acidentes e vítimas do trânsito”, ressaltou o prefeito.
De acordo com Coca Ferraz, em 2013 o índice de vítimas fatais no trânsito caiu 60% em relação ao ano passado. O número de vítimas foi reduzido em 40% e os acidentes graves, 20%.
Fiscalização
O coordenador Coca Ferraz aproveitou o momento para anunciar duas novidades na fiscalização do trânsito. O primeiro projeto é o mapeamento dos locais e motivos dos acidentes em Araraquara, que irá auxiliar os projetos do governo.
O segundo é a utilização do OCR, um radar do tipo móvel que envia a placa do veículo para o sistema de dados da central e obtém resposta quase que instantânea. “Esse programa, em parceria com a PM, vai melhorar a fiscalização e autuação”, afirmou. O OCR é utilizado principalmente nas blitzes de trânsito.
O vereador Elias Chediek destacou o empenho do prefeito em solucionar os problemas de trânsito na cidade. “Araraquara tem crescido muitos nos últimos anos e o prefeito tem feito o possível para solucionar os problemas decorrentes do desenvolvimento econômico”, completou o vereador.