Fotógrafo: João Pires/LBF
02/06/2011 - 02h47
Na segunda-feira (6), será inaugurada em Araraquara, a Biblioteca Ambiental, a primeira do Estado de São Paulo e uma das poucas no Brasil, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Genê Catanozi.
Com um acervo inicial de cerca de 200 volumes, e quase mil folhetos alusivos ao tema, a maioria doados pela população, a nova instituição funcionará no centro de pesquisas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada na Rua Carlos Gomes, esquina da Avenida Espanha, região central da cidade.
Genê Catanozi acrescenta que a Prefeitura objetiva, com a nova Biblioteca Municipal, “oferecer elementos que transformem valores e atitudes, e permitam o reconhecimento dos fatores que provocam a degradação socioambiental”.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a nova Biblioteca também visa incentivar a participação individual e coletiva do cidadão na preservação e conservação do meio ambiente. E além disso, "informar e orientar sobre a importância do saneamento básico e valorizar ações que, na prática, melhorem as condições climáticas”.
A gerente da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Célia Longobardo, afirma estar analisando novos títulos relacionados ao meio ambiente para compra, via Prefeitura, visando incrementar o acervo de livros.