Curso de agente multiplicador do Comad tem 120 inscritos

02/10/2013 - 02h36

Cidade

A abertura do curso gratuito de agente multiplicador na prevenção ao uso de drogas, realizado pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), com apoio da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Marcelo Barbieri e do delegado Reinaldo Corrêa.
O curso será realizado até dia 4 de outubro na Biblioteca Mário de Andrade e possui 120 inscritos e uma lista de espera com mais 30 interessados. O foco são agentes sociais, de educação e saúde e também representantes da sociedade civil, como pais e líderes comunitários.
Para o prefeito, o trabalho de multiplicação dos agentes tem crescido ano a ano e colaborado para combater a drogadição em Araraquara. “A prevenção é o melhor investimento para evitarmos as internações, que têm crescido bastante”, afirmou.
Marcelo também elogiou o empenho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para enfrentar a drogadição com o fortalecimento do atendimento e o acompanhamento psicossocial realizado com o dependente e a família nos Cras e o trabalho da equipe do Caps AD, órgão da Secretaria da Saúde voltado para o atendimento de usuários de drogas e álcool.


O curso


Em sua terceira edição, o curso para formadores de agentes terá carga de 20 horas e será realizado até sexta-feira, das 18h às 22h. Cada participante receberá um certificado expedido pelo Denarc (Departamento de Narcotráficos do Estado de São Paulo).
O palestrante da segunda-feira foi Reinaldo Corrêa, delegado responsável pela Divisão de Prevenção e Educação do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), membro efetivo do Coned (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas) e do Coed (Coordenação de Políticas Sobre Drogas) e consultor da Comissão de Álcool e Drogas da OAB São Paulo.
O presidente do Comad, Márcio Servino, afirmou que desde a criação do curso, há três anos, mais de 700 pessoas foram certificadas. Neste ano, as 120 pessoas inscritas são provenientes de dez cidades da região. “Existe um ecletismo muito grande entre os participantes, que vão desde policiais militares, técnicos de comunidades terapêuticas, agentes comunitários, entre outros.”
Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, a Prefeitura e o Comad têm feito um papel relevante sobretudo na orientação de alunos nas escolas do município. “Investir nas crianças é investir no futuro”, afirmou.
Nessa terça-feira (1º), o presidente do Comad entregou à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, 141 litros de óleo arrecadados mediante a inscrição solidária feita pelos participantes do curso. Os produtos irão compor as cestas de Natal.