Hyundai fecha novos contratos para fabricação de trens em Araraquara

03/10/2013 - 02h48

Investimentos

O prefeito Marcelo Barbieri reuniu-se, nessa quarta-feira (2), em São Paulo, com o presidente da Hyundai Rotem no Brasil, André S. Han, e com o vice-presidente da empresa na Coreia do Sul, Kevin J. Choi. No encontro, os executivos disseram ao prefeito que a Hyundai fechou novos contratos para fabricação de trens em Araraquara.
No mês passado, a Hyundai Rotem anunciou uma parceria com a Iesa para a fabricação de 30 composições de trens para um contrato firmado com o Governo do Estado no valor de R$ 788 milhões. No total, serão 240 carros fabricados na unidade local da Iesa para serem utilizados nas linhas da Grande São Paulo pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O contrato Hyundai/Iesa com o Governo do Estado abriu caminho para que as empresas buscassem novos negócios com a tecnologia trazida da Coreia do Sul para Araraquara. Segundo os diretores da Hyundai, outros dois contratos já foram firmados e um terceiro está em andamento. No total serão mais de 620 novos vagões e o valor ultrapassa R$ 2 bilhões.
Segundo o prefeito, os novos negócios firmados pela Hyundai/Iesa consolidam Araraquara como polo de produção ferroviária, além de atrair tecnologia de ponta para a cidade e gerar novos empregos.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, mais empresas devem se instalar em função do consórcio para a fabricação de trens, gerando mais empregos. “Araraquara tem vocação logística e está se consolidando como polo de produção ferroviária, tanto para trens de carga como de passageiros”, ressalta o prefeito.
Unicoba
Também esteve presente na reunião o presidente da Unicoba, Young Moo Park, que há algumas semanas esteve em Araraquara para anunciar a instalação de uma unidade na cidade. A Unicoba deverá fornecer equipamentos eletrônicos para o consórcio Hyundai/Iesa. A expectativa é que mais empresas do setor metroferroviário se instalem no município.