Prefeito Marcelo Barbieri ressalta obras de Gino Savino, que levam o nome de Araraquara para várias regiões do mundo
Fotógrafo: Sergio Pierri
08/10/2013 - 01h20
Arte
Na noite de sábado (5), o prefeito Marcelo Barbieri prestigiou a abertura da exposição “Gino Savino – 40 anos de Artes Plásticas”, que fica no saguão do Teatro Municipal até o dia 30 deste mês e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, com acesso livre.
Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a mostra expõe uma retrospectiva da carreira do artista plástico araraquarense nas áreas de pintura, entalhe em madeira, escultura e xilogravura. Também patrocinam a exposição, com apoio cultural, o Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e Lupo.
Segundo o prefeito Marcelo, Gino Savino soube encarar vários desafios em sua carreira e por isso é hoje um artista internacional. “Seu talento e sua personalidade levam, por meio da arte, o nome de Araraquara para várias partes do mundo”, acrescentou Marcelo.
O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, enfatizou a importância da obra de Gino, “artista que, mesmo morando fora de Araraquara e do Brasil, sempre mantém contato com a cidade”.
Segundo o curador da exposição, Fernando Passos, a ideia surgiu a partir do encontro de ambos, amigos de longa data. “Além do reconhecimento da cidade pela obra de Gino, este evento serve de incentivo para os artistas locais”, disse Fernando.
Reencontro
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Juliana Damus também ressaltou as obras de Savino, que elevam o nome de Araraquara para além das fronteiras do Brasil.
Em sua fala, Gino agradeceu a Prefeitura pela oportunidade de poder expor seus trabalhos no Teatro Municipal e de “reunir amigos de outras épocas na cidade”. Gino é um dos fundadores do grupo de Artistas Contemporâneos de Araraquara, criado nos anos de 1980.
Além de familiares do artista, também participou da abertura do evento Carlos Alberto Gonçalves, que representou Liliana Aufiero, diretora-presidente da Lupo.
Currículo
Residindo atualmente no Canadá, Gino Savino nasceu em Araraquara e iniciou suas atividades artísticas em 1973, tendo já participado de exposições no próprio Canadá, Estados Unidos, Holanda, Itália e Brasil.
O artista é formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Segurança do Trabalho e Artes Plásticas e possui especialização em Cultura e Arte Barroca. Desde 1983, desenvolve adaptação da escultura plana em portais residenciais.
Em 1986, ministrou curso de xilogravura na Casa da Cultura e também foi um dos fundadores do grupo de Artistas Contemporâneos de Araraquara. De 1988 a 2001 lecionou Arte-Educação no ensino fundamental e médio.
Em 1996, desenvolveu o projeto de “Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Manifesto na Madeira Poli Cromada”, aprovado pelo Ministério da Cultura. Ainda em 1996, iniciou o atelier “Villa Savino”, com cursos de entalhe em madeira, xilogravura, pintura moderna e modelagem.
Em 1997, estudou “Restauração e Conservação de Madeiras Antigas” no Instituto Palazzo Spinelli e estagiou na mesma área no Instituto Delle Pietre Dure, em Florença, na Itália. Ainda em 1997, criou e desenvolveu o projeto “Minimal Art” – 120 esculturas em grafite de lápis, e a coleção “Ruas do Mundo” – entalhe em madeira.
Atualmente, Gino é designer de portas personalizadas para a cidade de Vancouver, no Canadá.
Serviço
Exposição “Gino Savino – 40 anos de Artes Plásticas”
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Avenida Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Período: de 5 a 30 de outubro
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, e também em horários de espetáculos no Teatro
Entrada gratuita