Fotógrafo: Sergio Pierri
17/10/2013 - 05h23
Aberto aos domingos!
A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart iniciam no próximo domingo (20) uma nova experiência na cidade: a abertura de museus aos domingos. A ideia visa aproximar os cidadãos e visitantes de Araraquara destes espaços culturais, para apreciação de suas exposições.
A abertura será rotativa, ou seja, cada domingo terá um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas. O projeto se inicia com o Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara (dia 20), seguido pelo Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (dia 27) e, posteriormente, pelo MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (dia 03 de novembro). É nesta mesma ordem que acontece a rotatividade nos domingos seguintes.
Em caráter experimental, a abertura dos museus deverá ser analisada pela equipe da Secretaria Municipal da Cultura, a fim de colher uma análise sobre a frequência do público e do melhor horário para a visitação aos domingos. Na abertura do projeto neste dia 20, no Museu do Futebol, os visitantes terão a oportunidade de prestigiarem duas exposições: a rotativa “As Guerreiras Grenás” e a permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”.
“As Guerreiras Grenás” destaca o tema futebol feminino da Ferroviária/Fundesport, apresentando fotografias, camisas, troféus e outros objetos da equipe. A ideia da exposição surgiu devido ao momento atual vivido pela equipe, com os ótimos resultados que vêm sendo conquistados, como o tetracampeonato paulista. As atletas foram homenageadas depois de passarem invictas com 12 vitórias e seis empates pelo Campeonato Paulista de 2013. Agora, a cidade soma quatro títulos paulistas na modalidade, estando próxima de atingir um patamar de excelência no Futebol Feminino do Brasil. Vale destacar que a modalidade feminina vem conquistando cada vez mais torcedores.
Além de “As Guerreiras Grenás”, os visitantes poderão visitar a exposição permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”. A exposição reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas – entre outras peças que retratam o time de Araraquara. A seleção dos vários times que representaram a Ferroviária está exposta em formato de quadros, através de fotografias padronizadas com os jogadores perfilados.
A Ferroviária, com apenas cinco anos de fundação, já participava dos jogos da Primeira Divisão, o que lhe rendeu grande fama na década de 60, na “Era Pelé”, além de destaque para muitos de seus jogadores. Entre os craques evidenciados do time na exposição, estão: Bazani, o principal jogador da história da AFE; e Teia, artilheiro do time em 1968, ano que superou o número de gols de Pelé.
As fotos ainda revelam diversos outros craques que passaram pelo time, como por exemplo: Rosan, Dudu, Nei, Pio (atletas que jogaram pelo Palmeiras), Faustino (São Paulo), Peixinho (São Paulo, Santos), Galhardo (Fluminense), Thales (Corinthians), Mauro Pastor, Grafite (Seleção Brasileira).
Algumas réplicas de camisas dos uniformes do time também ganharam espaço na exposição. Também há camisas originais de várias épocas, expostas em vitrines.
Uma galeria de fotos, com os ex-presidentes do time, compõe uma das paredes do museu. Jornais também são ressaltados em vitrines, pelo fato de noticiarem os dois acessos do time à Primeira Divisão: em 1955 e 1966. Alguns cartazes, de 1951, também ilustram a exposição.
Várias outras peças podem ser observadas na exposição, entre elas: os principais troféus, um jogo de botão com um time dos anos 60, disco com o hino do clube (gravado pela Banda do Brejo, em 1983), carteirinha de associado do clube, tabela de campeonato, canhoto de ingressos, vídeos e livros esportivos.
É possível ainda observar fotos da construção do estádio, inaugurado em 10 de junho de 1951; e também das piscinas do clube, em 1954. Outros esportes praticados na Ferroviária – como atletismo ou ciclismo – e alguns eventos - como desfiles e corrida de lambretas - também estão estampados nas paredes do museu.
O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”. O horário para visitação é: de segunda a sexta, das 8 às 17h; aos sábados, das 8h30 às 12h. Vale reforçar que neste domingo, dia 20 de outubro, os interessados podem visitar o espaço entre 10 e 14 horas. A entrada é gratuita.
SERVIÇO:
Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita
• Programação:
- Dia 20/10: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara
(Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”)
- Dia 27/10: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)
- Dia 03/11: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)