Secretária estadual entrega melhorias na estrada do Bela Vista

Fotógrafo: Sergio Pierri
02/11/2013 - 03h03

Melhorias

A secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, entregou na tarde dessa sexta-feira, dia 1º de novembro, melhorias no acesso à agrovila do Assentamento Bela Vista, na Região Sudoeste de Araraquara. O investimento de R$ 750 mil, do programa Melhor Caminho, contemplou 8 quilômetros de terra desde a estrada vicinal Abílio Corrêa até o núcleo dos assentados. As melhorias foram solicitadas pelo prefeito Marcelo Barbieri ao governador Geraldo Alckmin.
A secretária foi recepcionada pelo vice-prefeito Coca Ferraz, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, pelo deputado estadual Roberto Massafera, e pelos secretários Nino Mengatti (Governo), Toninho Martins (Agricultura), Arary Ferreira (Educação) e José Antonio Delle Piagge (Meio Ambiente).
O trecho de terra ganhou 11 passagens de água pluviais, o solo da estrada foi compactado em 15 centímetros de profundidade com pedra brita granulada e no entorno várias curvas de níveis e lagoas de construção garantem uma perfeita drenagem.
Durante o ato solene na Escola do Campo Professor “Hermínio Pagotto”, a secretária Mônika Bergamaschi enalteceu o investimento do governo estadual nas estradas rurais para fortalecimento da produção agrícola e qualidade de vida dos agricultores.
“O governador Geraldo Alckmin está atento aos problemas dos produtores rurais e o Estado oferece investimentos para custeio da produção, seguro e tratores para incentivar a produção dos agricultores. Por isso, transmitam essas informações em casa aos pais”, disse a secretária aos alunos da EMEF do Campo, após saudar as autoridades.
Mônika, acompanhada da mãe Cleonice e assessores, lembrou de suas origens ao mencionar que o bisavô Ítalo Bergamaschi e o avô João Bergamaschi foram agricultores e o pai Mário Ítalo Bergamaschi morou no Bela Vista perto do tradicional casarão.
O vice-prefeito Coca Ferraz enalteceu a parceria do governo estadual nas melhorias no Bela Vista, e o apoio da secretária Mônika. “Os assentamentos de Araraquara construíram uma história de lutas e dedicação à terra. Por isso, o apoio técnico do Estado na infraestrutura e produção dos hortifrutis e escoamento da produção é fundamental. O Bela Vista é o “xodó” do prefeito Marcelo Barbieri, que tem investido muito para melhorar a vida das famílias do campo”.
A continuação das melhorias com a recuperação da estrada da agrovila até a sede da antiga Usina Tamoio e mais 15 quilômetros no assentamento Monte Alegre, na Zona Norte, foram solicitadas pelo vice-prefeito à secretária.
Coca Ferraz também mencionou diversas melhorias realizadas pelo prefeito Marcelo Barbieri no Bela Vista como a construção da creche do campo “Waldyr Alceu Trigo”, a reforma na EMEF, implantação de internet nas escolas, entrega de ônibus para transporte de alunos e funcionários, compra de veículo para o posto de saúde, remodelação do campo de futebol e construção de vestiários, além da iluminação pública.
Outras melhorias foram citadas pelo secretário municipal de Agricultura, Antonio Martins que destacou o Bela Vista como modelo de assentamento para o Brasil. “A estrutura do Bela Vista com escola, creche e posto de saúde é um orgulho para o País”, enfatizou.
O deputado estadual Roberto Massafera agradeceu à secretária pelos investimentos em várias estradas rurais da região central do Estado e reforçou o pedido do vice-prefeito para a inclusão do Monte Alegre e continuidade das obras no Bela Vista para o pacote do próximo ano.
A qualidade da estrada, que beneficia as 210 famílias assentadas no Bela Vista, foi o tom do pronunciamento do vereador farmacêutico Jéferson Yashuda , que representou a Câmara Municipal.
Após o descerramento da placa inaugural, a secretária afirmou que os pedidos de expansão das melhorias no Belas Vista e Monte Alegre poderão ser incluídos no planejamento de 2014.

 

Para valer


Segundo o assentado Francisco Schuett, de 60 anos de idade, há 20 anos no Bela Vista, a obra na estrada foi a melhor de todos os tempos. “Já mexeram muito na estrada, mas desta vez foi pra valer mesmo. Ficou ótima”, enfatizou.
Também participaram do evento o vereador Roberval Fraiz; o diretor de operações da Codasp, Weber Ciloni; o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas; a diretora da Escola do Campo Adriana Lopes, além de diversos assentados.