05/11/2013 - 05h14
A terceira edição do Biz Games terá como foco o uso de jogos eletrônicos na educação. O evento será realizado no dia 23 de novembro, no Sesc de Araraquara, entre 10h e 16h30. Embora gratuito, a organização do evento solicita um quilo de alimento não-perecível dos participantes para doação a entidades sociais do município.
O Biz Games é organizado pelo Itec (Instituto Tecnológico de Araraquara) e tem como objetivo atrair jovens para o mundo da informática por meio de jogos educacionais. O público-alvo são estudantes e admiradores de tecnologia, investidores, universitários, cientistas, pesquisadores, psicólogos, profissionais de saúde, educadores e pessoas em geral interessadas por entretenimento.
A programação do Biz Games inclui palestras sobre jogos na educação, oficina de desenvolvimento de jogos e campeonato de games. Outras informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.bigames.com.br.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Araraquara. Além disso, alunos do ensino fundamental do município estão recebendo treinamento para participar.
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, o Biz Games mostra a vocação de Araraquara para a Tecnologia da Informação (TI). Durante seu governo, foi criado o programa Internet Para Todos, instalados diversos Telecentros, inaugurado o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), além de outros investimentos.
Programação:
9h - Abertura
Palestras
10h – Rodrigo Ayres - Um dos únicos professores do país que produz e utiliza desenhos animados, histórias em quadrinhos e games como suporte pedagógico. É produtor de curtas de animação premiadas em festivais e produziu o primeiro game de história do Brasil.
11h – Alexandre Rosenfeld (coordenador da Aptor Games) - Engenheiro da Computação pela USP São Carlos, foi presidente da equipe Fellowship of the Game no ICMC, um grupo de estudantes de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Atualmente é coordenador da equipe que desenvolve o Portal Ludo Educativo.
Workshops
14h - Bruno de Paula (co-fundador da Alpaca Team) - Trabalhou em estúdios de desenvolvimento de jogos digitais e atualmente é membro do grupo independente Alpaca Team, além de pesquisador na Unicamp, investigando as relações entre jogos e Educação.
14h50 - Maximiliano Marques (diretor e proprietário da Imax Games)
15h40 às 16h - Debates
Atividades (das 10h às 16h30)
Oficina de games: Na sala de internet do Sesc com monitores para ensinar o Scratch.
Games próprios: Oportunidade para desenvolvedores de games apresentarem seus games. O aluno que pretende expor seu jogo no Biz Games 2013 deve enviar um email para presidente@itecararaquara.org.br .
Exercitando: Sala com games com XBOX e WII: Games de boxe, dança, ping pong e boliche.
Desafio de games: Mesa com cinco computadores onde será projetado um game Scratch e os desafiadores terão 10 minutos para replicar o game.
Observações
As escolas interessadas em participar do desafio devem enviar um email para presidente@itecararaquara.org.br .
O aluno que fizer algum jogo ou animação no site do MIT (http://scratch.mit.edu/) pode participar como monitor no evento e ganhará uma camiseta e lanche. Entrar em contato pelo email presidente@itecararaquara.org.br .