Fotógrafo: João Pires/LBF
03/06/2011 - 02h06
Com a presença do prefeito Marcelo Barbieri e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, e muita empolgação dos 140 atletas participantes, a 11ª edição dos Jogos Municipais do Idoso de Araraquara foi encerrada na quinta-feira (2) com o baile show de Emílio Carlos e Tavinho Gomes, realizado no salão social do Melusa Clube.
Marcelo enalteceu o crescimento da participação de pessoas da Terceira Idade no programa Saúde na Praça, que tem pontos fixos em vários bairros com e apoio de postos de Saúde. “Em 2009 tínhamos 500 pessoas idosas participando da ginástica chinesa Lian Gong, agora são 2.500 pessoas. Esse aumento tem reflexo nos Jogos do Idoso que também vem crescendo ano a ano”, disse Marcelo.
Zi Barbieri elogiou a garra, determinação e o companheirismo dos atletas e agradeceu ao prefeito pelo envolvimento nos projetos da Terceira Idade como a construção do futuro Centro Dia do Idoso, no Bairro São José.
O secretário de Esportes e Lazer, Jair Martineli, avaliou o brilhantismo dos jogos e a superação dos atletas. O vereador Elias Chediek citou ações da Prefeitura para garantir mais qualidade de vida, como a praça de exercícios físicos dos idosos, no Parque Infantil, e a futura creche dia do idoso.
Luta por medalhas No período da manhã, os bochófilos duelaram nas canchas do Melusa e a dupla Adalberto Cavalheiro e Neno Piveta conseguiu a classificação para os Regionais de Porto Ferreira. “Vamos ser campeões dos Regionais, em setembro”, afirmou confiante Adalberto. À tarde, o grupo de coreografia orientado por Henrique Sanioto e Adriana Cruz apresentou o tema indígena raízes de um povo e conquistou o primeiro lugar.
Seis casais participaram da modalidade Dança de Salão que teve como vencedores Maria Ziláh e Eduardo Nunes. “Fizemos algumas aulas de tango com a professora Elza Pimentel e participamos do Grupo da Terceira Idade do Santa Angelina. Os jogos do idoso são empolgantes, alegres e descontraídos”, afirmou Eduardo.
ApoioPrestigiaram também a festa dos atletas da 3a. idade o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, vereador José Carlos Porsani e o também vereador João Farias; o coordenador executivo de Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, o conselheiro estadual do Idoso, Otávio Luiz Pião e a assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa Rodrigues.
Ainda colaboraram com o evento os jurados Clara Mansini, Marcel Alves, Gonzalo Cortez, Renata Berti e Felipe Tursioni, além dos decoradores Pedro Vono e Andréia Rodrigues e as diretorias do Sesi e Melusa Clube.