Equipamento voltado para prevenção da saúde e atividade física homenageia ex-atleta Pelica
26/11/2013 - 04h16
O prefeito Marcelo Barbieri entregará nesta terça-feira (26), às 9h, a Academia da Saúde do bairro Cruzeiro do Sul (localizado na região Sudeste de Araraquara), denominada Laércio de Arruda Ferreira, o Pelica.
Construída pela Prefeitura em convênio com o Ministério da Saúde, o novo equipamento, localizado na Avenida Celso Pereira Barbosa, s/n, contará com espaços para a prática de ginástica ao ar livre e acolhimento e multiuso, além de copa e banheiros adaptados para deficientes físicos.
Para o prefeito Marcelo, a Academia da Saúde do Cruzeiro do Sul propiciará mais qualidade de vida à população daquela região da cidade, que engloba vários outros bairros, como os Jardins Iedda e Del Rey.
“Serão desenvolvidas diversas atividades neste espaço, como ginástica e orientações para as pessoas sobre cuidados com a saúde”, acrescenta Marcelo.
Pelica
Homenageado pela Prefeitura com a denominação da Academia, o popular Pelica (Laércio de Arruda Ferreira) foi um esportista nato em Araraquara. Durante muitos anos, ele atuou na formação de diversos atletas de vôlei, basquete, futebol e outras modalidades.
Nascido em 20 de fevereiro de 1932 e falecido em 15 de fevereiro de 2011, Pelica foi primeiro jogador e depois árbitro de basquete, além de professor universitário de educação física.
Também foi preparador físico da Ferroviária, presidente da Liga Araraquarense de Futebol (LAF), diretor de esportes do Sesi e delegado regional da então Secretaria Estadual de Esporte.
Acapulco
Já no próximo dia 2 de dezembro, o prefeito Marcelo entrega a segunda Academia da Saúde de Araraquara, desta vez, no Jardim Acalpuco, na Região do Vale do Sol.
“Tanto no Cruzeiro do Sul quanto no Acapulco, as academias atuarão em parceria com os postos de saúde na promoção do bem-estar da população”, resume o prefeito.
A Academia da Saúde do Acapulco será denominada Thyrso de Almeida Leite, que também atuou pelo avanço do esporte no município. Atuando na então Comissão Central de Esportes (CCE) da Prefeitura, Thyrson buscou inovações no setor, como parceiras pelo seu fortalecimento, além de incentivar a criação da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte Amador de Araraquara), no início dos anos de 1980.
O homenageado nasceu em 13 de abril de 1913, em Taiúva (SP) e faleceu em 25 de março deste ano, em Araraquara, onde residiu por muitos anos e desenvolveu várias outras atividades.