Academia da Saúde amplia atendimento no Cruzeiro do Sul

Fotógrafo: Sergio Pierri
27/11/2013 - 03h18

O prefeito Marcelo Barbieri entregou na manhã dessa terça-feira (26) a Academia da Saúde Laércio de Arruda Ferreira, no Jardim Cruzeiro do Sul, na região Sudeste de Araraquara. O novo equipamento público amplia o atendimento nos serviços de prevenção e promoção da saúde aos moradores daquela região.

Com recursos federais de R$ 490 mil foram construídos o salão de uso múltiplo, sanitários, copa e mais duas quadras externas.

Durante solenidade de entrega do prédio, anexo à Unidade de Saúde da Família Cristóvão Colombo, o prefeito destacou os resultados positivos que classificam a cidade entre as 20 melhores do País para se viver na aposentadoria, segundo publicação na revista Exame. Araraquara ocupa o 10º lugar.

“No Estado de São Paulo estamos entre as quatro melhores com programas específicos para a terceira idade. Investimos em políticas públicas que valorizam prevenção em saúde associada à atividade física”, disse Marcelo.

Além do pólo de saúde no Cruzeiro do Sul, a Prefeitura entrega na próxima semana a Academia do Jardim Acapulco, que agrega os bairros Vale do Sol, Nova Araraquara, Águas do Paiol e Residencial Lupo.

Marcelo agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal que aprovou os projetos das Academias, além do empenho dos servidores das secretarias da Saúde e de Esporte e Lazer.

Para o secretário da Saúde, Wilson Chediek, “a Academia da Saúde é uma conquista para os moradores do Cruzeiro do Sul”.

O vereador Jair Martineli ressaltou o trabalho dos monitores do programa Saúde na Praça.”Com a Academia, Araraquara continuará ampliando sua pontuação no ranking das melhores cidades para se viver antes e depois da aposentadoria”, disse.

A educadora física Ana Carolina Soares, que lidera as turmas das duas novas Academias, agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Barbieri e valorizou a conquista. “Um momento de alegria que necessita ser compartilhado pelos funcionários do posto de saúde que trabalham pelo bem-estar da população”, disse Carolina.

 

Homenagem

O prefeito também destacou o legado de Laércio de Arruda Ferreira, o Pelica, patrono da unidade. “O trabalho do Pelica à frente da Comissão Central de Esportes (CCE), Liga Araraquarense de Futebol, do Sesi, Associação Ferroviária de Esportes, Delegacia Regional de Esportes, e também como atleta de basquete é um bom exemplo e inspirará futuras gerações”, completou.

A viúva do homenageado, a nadadora Maria Wiggert Ferrreira, 85, afirmou que o sonho dele era que todos os bairros tivessem um equipamento esportivo para formação dos cidadãos. “Essa Academia é uma homenagem justa para um homem que dedicou sua vida ao esporte”, completou o filho Ulisses Wiggert Ferreira, 54, o Cisão.

A nova Academia da Saúde é um sonho que se concretiza para a aposentada Jacira da Cruz Pereira, de 65 anos de idade. “Agora, temos o nosso espaço e vamos melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida”. A mesma opinião foi compartilhada pelas amigas Sônia Nadir da Cruz, 54, e Clarice Piovesan da Costa, 60.

Prestigiaram o evento os vereadores Aluisio Braz (Boi), Jeferson Yashuda e Elias Chediek; a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri; os secretários Nino Mengatti (Governo), Valter Rozatto (Obras Públicas), Arary Ferreira (Educação), Eli Schiavi (Segurança) e o coordenador de Esportes e Lazer Adilson Custódio; entre outras autoridades.